Dia do Aviador será comemorado com exposição e gratuidade na Encantada
O Dia do Aviador, comemorado nesta quarta-feira (23), será marcado em Petrópolis pela abertura de uma exposição especial no Palácio de Cristal sobre a vida e os vôos do inventor Alberto Santos Dumont, que ficou conhecido como “Pai da Aviação”. O dia também vai contar com gratuidade na “A Encantada”, casa que ele construiu na Cidade Imperial, hoje transformada em um dos principais museus do município.
Leia também: Histórias do comércio antigo de Carolina Freitas vão virar livro
Nessa data, 23 de outubro, 113 anos atrás, o brasileiro Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a voar, a bordo do 14-Bis, sua criação. O inventor fez um voo na França que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião. E é por isso que o dia foi escolhido para celebrar os profissionais que pilotam aviões. No mesmo dia também é comemorado o Dia da Força Aérea Brasileira.
“É uma data muito especial, e precisamos lembrar e exaltar sempre a presença de Santos Dumont em nossa cidade. Uma pessoa extraordinária, conhecida em todo o mundo, que escolheu Petrópolis para construir sua casa de veraneio – imóvel que se tornou um dos principais atrativos turísticos do município”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
O Museu Casa de Santos Dumont vai ter entrada gratuita durante todo o dia. “Além de atrair turistas, é uma oportunidade também para os petropolitanos aproveitarem e visitarem a Casa. Muitos moradores ainda não conhecem o museu”, acrescenta a diretora de turismo da secretaria, Amanda Alvarez. O atrativo funciona de 9h às 17h30 e conta ainda com uma exposição de longa duração sobre o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto.A mostra faz com que o público conheça mais sobre a atuação e o trabalho da aeronáutica em Petrópolis, através do destacamento que fica no Pico do Couto, no Rocio – Fazenda Inglesa, a 1.780 metros acima do nível do mar.
Já no Palácio de Cristal a mostra será aberta na quarta-feira, mas fica em exposição até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita. Com imagens e textos explicativos, a atração vai contar a história do Pai da Aviação. Depois do seu primeiro vôo, a aviação só progrediu com a evolução de motores, modelos mais aerodinâmicos e formas de uso do avião.