Dezembro Verde: campanha visa conscientizar e mobilizar a população contra o abandono de animais
Celebrado neste mês, o Dezembro Verde é uma campanha que tem como objetivo alertar, conscientizar e mobilizar a população contra o abandono e maus-tratos contra os animais. O mês foi escolhido por ser o período em que o abandono de animais se intensifica, devido às férias e festas de fim de ano.
Segundo dados do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente, Petrópolis registrou, até o momento, 191 denúncias sobre maus-tratos contra animais. O número é superior quando comparado com anos anteriores. Em 2023, foram 78 casos. Já em 2022, foram 66, e em 2021, 60 ocorrências foram registradas.
“Aqui em Petrópolis está assustador o aumento absurdo de casos de maus-tratos e abandono. E agora identificamos uma nova demanda, que são pessoas do bem e que por amor aos animais os socorrem [animais] na rua e pensam que será só levar pra uma ONG. Só que as ONGs, os protetores e hospedagens estão lotadíssimos e essas pessoas ficam em uma situação bastante delicada por terem socorrido, e não conseguem lugar para deixar o animal ou adoção”, explicou Márcia Coelho, voluntária da ONG Dog’s Heaven.
Leia Também: Homem é preso em flagrante por maus-tratos contra animais no Quitandinha
De acordo com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), até o dia 10 de dezembro, foram contabilizadas 496 denúncias referentes a maus-tratos contra animais. Segundo a Cobea, do total registrado, 92% das denúncias já foram verificadas pela equipe técnica da coordenadoria. As demais denúncias estão em processo de averiguação, seguindo os trâmites necessários para a apuração.
Carlos Eduardo Pereira, presidente do GAPA Itaipava, conta que a instituição já acolheu 126 animais vítimas de maus-tratos, entre cães e gatos, que passaram por revisões veterinárias, foram vacinados e castrados. Dos animais resgatados, 86 já foram adotados. Já os demais seguem sob os cuidados da ONG, especialmente os adultos e idosos, que se juntam aos que também não foram adotados nos anos anteriores. Atualmente, a instituição possui 82 animais sob os cuidados de lares temporários.
“Infelizmente os números mantiveram-se estáveis. Daí a importância de campanhas como o Dezembro Verde, que mesclam aspectos educativos, mas também das punições decorrentes da prática de maus-tratos contra os animais. Neste Natal, esperamos que as pessoas abram seus corações e acolham um animal adulto ou idoso. Se não puderem, que doem rações, toalhas e sobras de remédios. Mas apoiem as iniciativas em defesa dos animais”, ressaltou Carlos Eduardo.
Campanha contra o abandono de animais
Em dezembro do ano passado foi criada a campanha “Abandono é crime”, que visa conscientizar a população sobre o abandono de animais. O lançamento ocorreu durante o período das festas de fim de ano, que é quando a incidência aumenta. O objetivo é alertar tutores, amigos e familiares sobre o sofrimento causado ao animal.
Abandono de animais é crime
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
Abandono de animais no estado
Ainda segundo o Linha Verde, entre janeiro e meados de dezembro foram registradas 1.276 denúncias sobre abandono de animais domésticos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período do ano passado, foram registradas 1.271 denúncias.
De acordo com os relatos anônimos, os principais exemplos de abandono são:
- Tutores abandonam os cães na rua, muitas vezes longe de casa, para evitar o seu retorno;
- Mudança de endereço;
- Viagem;
- Falecimento dos tutores;
- Tutores idosos que ficam doentes, sem condições de cuidar dos animais.
Em números gerais, o programa registrou, até o momento, 12.901 denúncias de maus-tratos contra animais em todo o estado. Petrópolis aparece na 8ª posição no ranking dos municípios. Na frente da Cidade Imperial aparecem as cidades do Rio de Janeiro (7.169); Nova Iguaçu (795); Duque de Caxias (654); São Gonçalo (637); Niterói (403); Belford Roxo (284); e São João de Meriti (272).
Como denunciar
Para denunciar qualquer crime ao Disque Denúncia, basta entrar em contato através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também funcionam como WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.
Os registros também podem ser realizados através do app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante.