• Campanha “Abandono é crime”, contra o abandono de animais, é lançada em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2023 13:47
    Por Maria Julia Souza

    Na manhã desta quinta-feira (28), aconteceu o lançamento da campanha “Abandono é crime”, que visa conscientizar a população sobre o abandono de animais, principalmente durante as festas de fim de ano, período em que a incidência aumenta. O objetivo é alertar tutores, amigos e familiares sobre o sofrimento causado ao animal.

    Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtores para Animais de Estimação (ABINPET) o número de abandonos no Brasil chega a ser de 4 milhões.

    A campanha irá acontecer durante todo o ano de 2024, utilizando as datas festivas para conscientizar a população e alertar para o abandono, que é crime e possui punição para a prática.

    Segundo dados do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente, Petrópolis registrou, até o momento, 77 denúncias contra maus-tratos a animais no município. O número é maior se comparado a 2022, quando 66 casos foram registrados na cidade.

    Campanha visa a conscientização sobre o abandono de animais.
    Foto: Maria Julia Souza

    Além disso, os animais nas ruas, sem os devidos cuidados de saúde e higiene, também podem desenvolver zoonoses, ou seja, doenças infectocontagiosas, transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa.

    “A campanha tem o objetivo de tocar o coração e sensibilizar todas as pessoas que têm seus animais. Existem coisas muito sérias que acontecem. Uma delas é que o maior índice de abandono de animais acontece em dezembro, com as festas e com as férias. As pessoas muitas vezes acham que, ao colocar o animal na rua, alguém vai resgatá-lo, mas isso não acontece. A gente as vezes vê um animal que foi resgatado, mas isso é um entre mil”, disse Márcia De Paula, uma das idealizadoras da campanha.

    O presidente do Gapa Petrópolis, Carlos Eduardo Pereira, também frisou a importância do cuidado com os animais nessa época, devido a soltura de fogos de artifício.

    “Essa é uma campanha muito importante dentro da nossa cidade. As pessoas nesse momento de festas de final de ano devem identificar os seus animais, para que não fiquem com aquela grande aflição que temos todo o ano, de animais que fogem de casa, sem identificação, em função dos fogos [de artifício]. O segundo ponto é cobrar da Prefeitura e das forças policiais medidas de prevenção”, frisou.

    A campanha acontece com o apoio de empresas da cidade, associações em prol dos animais e membros da sociedade civil.

    Abandono de animais é crime

    No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

    Rio de Janeiro teve quase 11 mil denúncias de maus-tratos a animais

    Ainda de acordo com o Linha Verde, foram cadastradas 10.967 denúncias de maus-tratos contra animais, sendo 1.208 denúncias sobre abandono de animais.

    Leia Também: Rio de Janeiro teve 11 mil denúncias sobre maus-tratos a animais em 2023

    Segundo os relatos anônimos feitos ao Linha Verde, cães, gatos e cavalos são os animais mais denunciados como vítimas de maus-tratos. Sobre os cachorros, as denúncias em sua maioria, relatam diversos tipos de maus tratos, como falta de alimentação, abandono, espancamento, animais presos e acorrentados e até outras crueldades. Quando os gatos são citados, as informações mais comuns são sobre falta de higiene nas residências, má alimentação, pessoas que se utilizam de espingardas ou chumbinho para envenenamento, além de donos que dão “pauladas” nos animais. Sobre cavalos, a maior parte das denúncias relata que ficam expostos ao tempo, carregam peso, entre outros. Há ainda relatos envolvendo galos que são postos em “rinhas de galo”.

    Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, incluindo o de maus-tratos contra animais, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook.

    Últimas