Deslizamentos colocam motoristas em risco na RJ-117, no Vale das Videiras
O estado da RJ-117, que liga o Vale das Videiras a Paty do Alferes, está preocupando os moradores da região. Três pontos da via cederam após as chuvas e estão colocando em risco quem transita pelo local.
Administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a rodovia é a única via de acesso dos moradores do Vale das Videiras. Segundo uma das diretoras da Amavale, um ofício foi enviado esta semana ao DER pedindo urgência nas obras de contenção e consertos das áreas que desabaram. “Pedimos com caráter de urgência. Essa estrada no verão sempre apresenta problemas, eles fazem manutenção frequentemente, mas sempre acontece alguma coisa”, relatou a diretora, Zeide de Melo Franco Faoro.
Leia também: Condição precária das vias dificultam acesso dos moradores no João Xavier
O trecho mais afetado fica próximo ao centro do Vale das Videiras, onde quase um metro da pista foi afetado dentro de uma curva. O morador Thiago de Fontes, de 24 anos, relata apreensão ao passar pelos locais que estão desabando, principalmente à noite. “Com mais uma chuva forte, pode ceder mais. Estamos ainda mais preocupados porque a estrada tem muito movimento, e com a falta de sinalização e a pouca iluminação na área, à noite é ainda pior”, disse.
O DER informou que uma equipe de engenheiros da empresa esteve no local na segunda-feira para uma vistoria técnica e para avaliar a situação da estrada. O relatório foi enviado à Diretoria de Obras do departamento para estudar a melhor solução nas próximas semanas.
A prefeitura disse que cobra constantemente que o DER faça a manutenção das estradas estaduais que cortam o município, bem como que façam as obras necessárias para conservação das condições das pistas.