Defesa Civil pretende contratar profissionais temporários
A Prefeitura de Petrópolis publicou, no dia 02 de fevereiro, um “Aviso de Intenção de Contratar” para o registro de preços de empresa para fornecimento de mão de obra de forma sazonal e/ou de acordo com a necessidade da administração, para a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Ao todo, serão contratados 90 profissionais temporários. A informação foi divulgada inicialmente pela coluna Les Partisans.
Leia Também: Licitação para terceirização de cargos na educação será realizada este mês
Segundo o edital, serão contratados 60 Agentes de Defesa Civil – sendo 30 em regime de 44 horas semanais e 30 no esquema de plantão 24×72, cinco Consultores, cinco Assistentes Administrativos Sênior, 10 Geólogos e 10 Engenheiros Civis. Além disso, o documento destaca que fica prevista a possibilidade de horas extras dos profissionais, caso seja necessário.
Dentre os requisitos mínimos para a contratação de Agentes de Defesa Civil, se destaca o item “Experiência prévia em situações de emergência, desastres ou eventos similares deverá ser considerada uma vantagem para a seleção.” Já para os cargos de geólogos e engenheiro civil, o profissional deve ter experiência comprovada de dois anos, ou atuação em desastres de, no mínimo, três meses.
O documento destaca ainda que a contratação será realizada sob demanda e com “dedicação exclusiva”, principalmente no período de chuvas ou na ocorrência de eventos em que a demanda ultrapasse a capacidade técnica da Secretaria.
Ainda de acordo com o edital, como justificativa o documento informa que “o período chuvoso – entre os meses do verão e parte do outono em Petrópolis – é a época do ano que, historicamente, exige maior prestação de serviços pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, assim como parte do inverno, em razão dos incêndios florestais e aumento da demanda de preparação das comunidades para o verão.”