• Após recomendação da Defensoria, Prefeitura anuncia volta às aulas para parte dos alunos nesta quarta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2022 19:04
    Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna

    Após o envio de uma recomendação da Defensoria Pública pedindo o retorno das aulas presenciais para todos os estudantes nesta quarta-feira, a secretária de educação Adriana de Paula anunciou em um vídeo, publicado nas redes sociais, o retorno das aulas presenciais para parte dos alunos. Amanhã (23), retornam às atividades as escolas localizadas entre o Retiro e a Posse, e as demais retornam na quinta-feira. 

    Com exceção das unidades que ainda funcionam como pontos de apoio, todas as demais escolas do primeiro distrito voltam às aulas na quinta-feira. Na recomendação feita pela Defensoria, diz que não há motivo para continuar com o ensino suspenso tendo em vista que 156 linhas de ônibus estão operando regularmente na cidade, e os estudantes não podem mais ser prejudicados, considerando todo o prejuízo ao ensino já causado pelos dois anos de pandemia e pela tragédia de fevereiro.

    A Defensoria também destaca que, na segunda-feira, o Sepe enviou ofício à Prefeitura solicitando que as aulas só retornassem quando o transporte fosse restabelecido e com a segurança dos profissionais e alunos estivesse garantida, e que, no momento, as duas necessidades já teriam sido supridas.

    O Sepe, também no ofício, pedia que as aulas fossem retomadas mediante condições de alimentação escolar. De acordo com a Defensoria, muitos estudantes encontram, na unidade de ensino, a única refeição balanceada do dia, e que por isso, a falta de aulas pode significar, também, a falta de comida para essas crianças.

    Leia também: Aulas permanecem suspensas nesta terça(22); Sindicatos defendem retomada em condições seguras

    O Sinpro Petrópolis e Região, em nota, informou que a “nossa visão é que a prefeitura demorou a se posicionar de forma objetiva, gerando desinformação no dia das fortes chuvas. Entretanto, a decisão da Defensoria foi tomada quando as escolas, professores e alunos já haviam se preparado para as aulas remotas na quarta-feira. Decisões tomadas dessa forma mais prejudicam do que contribuem para o bom andamento das aulas”.

    Últimas