Covid-19: Defensoria cobra da Prefeitura informações sobre leitos de isolamento e recomenda ponto de apoio ao lado da UPA Cascatinha
A Defensoria Pública expediu nesta quinta-feira (10) uma série de recomendações à Prefeitura sobre o atendimento prestado a pacientes com sintomas de covid-19. O documento foi divulgado após várias denúncias que informavam sobre sobrecarga nos pontos de apoio do Centro e de Itaipava, em função do aumento do número de pessoas em busca de atendimento.
A Defensoria cobrou informações sobre número de leitos de isolamento que existem atualmente nas unidades de urgência (UPAs Centro, Cascatinha e Itaipava, Pronto Socorro do Alto da Serra e Hospital Alcides Carneiro), especificando espaço e quantidade de macas em cada uma. Também recomendou, se houver viabilidade, a estruturação de um novo ponto de apoio em Cascatinha, a exemplo dos que já existem no Centro e em Itaipava. A ideia é reduzir a sobrecarga nas demais unidades.
No documento, a defensoria também recomendou melhorias na infraestrutura na área de espera de pacientes. Isto porque, durante a semana, houve várias reclamações de pessoas que aguardaram por horas em uma tenda que não protegia da chuva. Na ocasião, várias pacientes registraram a espera com os pés dentro da água, que ficou acumulada em função do grande volume de chuva.
Leia também: Procura quase triplica nos pontos de apoio para covid-19 e falta de médicos preocupa