• Coral dos Canarinhos comemora 79 anos neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/08/2021 09:03
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Para comemorar o 79º aniversário do Coral dos Canarinhos, neste domingo (15/08), serão realizados dois eventos. Às 10 horas, o presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Frei Marcos Antonio de Andrade, presidirá a Missa na Igreja do Sagrado para celebrar mais um ano de história. Às 18 horas, o “Especial Canarinhos na Caixa” marca esta data do coral em um grande ato de agradecimento a todos que participam, direta e indiretamente, do Coral dos Canarinhos. Os dois eventos, de modo presencial e à distância, serão transmitidos pelo Facebook e YouTube da instituição.

    Foi a partir do sonho de transformar vidas por meio da música que, há 79 anos, o coro de meninos mais antigo do Brasil foi criado por Frei Leto Bienias. Em quase oito décadas, milhares de meninos tiveram a oportunidade de estudar música gratuitamente, conhecer cidades, países e adquirir conhecimentos e valores franciscanos que levam por toda a vida.

    Leia também: Hospital Santa Teresa recebe homenagem do Colégio Bom Jesus Canarinhos

    Para Frei Marcos, o momento atual é de fé e esperança de que dias melhores estão por vir: “Somos muito gratos a Deus por ainda continuarmos a trabalhar com a música e existindo como instituição. Somos gratos também aos nossos amigos e à comunidade local pelo apoio e incentivo através da participação em nossos projetos e transmissões de concertos on-line”. Para ele, está se iniciando uma nova etapa, com ensaios presenciais e com previsões de participação do coral ao vivo ainda neste ano. “Estamos confiantes de que esta nova fase será muito proveitosa e grandiosa, para que, assim, possamos celebrar em 2022 os 80 anos dos Canarinhos de Petrópolis, em grande estilo”, garantiu.

    A gestora do IMCP Rose Mello explica que sem poder fazer apresentações ao vivo, o que o coral faz com grande maestria, o aniversário de 79 anos não poderia deixar de ser comemorado, afinal, são muitas décadas de história. Segundo ela, em um momento tão difícil para a humanidade, o coro vai até à comunidade para agradecer. “A intenção é agradecer diretamente a cada um que fez e faz parte desta história e, por isso, a instituição criou o projeto ‘Canarinhos na Caixa’, que levou a representantes desta história uma caixinha com um vídeo comemorativo e um mimo”, frisou.

    No entanto, as comemorações e preparativos dos 79 anos do coral já começaram há muito tempo. A identidade visual do evento foi criada pelo voluntário e designer Alexandre Campos, que pensou na riqueza de detalhes como o número ‘79’ que está destacado em ouro, seguindo a tabela periódica. Já o número ‘9’ está representando uma nota musical, a semibreve. Além disso, imagens que representam os meninos cantando foram transformadas em deliciosos biscoitos pela Beatriz Ribeiro Eckhardt, da “Biscoitize”.

    “Dentro da caixinha ainda vai um QR code através do qual as pessoas assistem um vídeo de agradecimento, tendo como fundo musical a música Canção da América de Milton Nascimento, gravada pelos Canarinhos”, explicou Rose, destacando que alguns cartazes comemorativos também foram espalhados pela cidade.

    Leia também: Coral dos Canarinhos é finalista nos Prêmios de Comunicação da CNBB

    O especial “Canarinhos na Caixa” será um momento de agradecermos pelos 79 anos de existência do Coral dos Canarinhos, ex-canarinhos, pais, frades, colaboradores, voluntários, contratantes, plateia, fornecedores, amigos e todos aqueles que gostam de música. O vídeo exibirá imagens da entrega das caixinhas para os representantes e ainda contará com imagens e músicas que representam o coral ao longo desta trajetória de quase 80 anos.

    CONHEÇA UM POUCO O INSTITUTO

    Consagrado como um dos patrimônios culturais da cidade e sendo o mais antigo e tradicional grupo vocal, o Coral dos Canarinhos é administrado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Além do coro de meninos, o IMCP também administra o coro das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, o Curso de Aprendizes e oferece aulas particulares de vários instrumentos musicais.

    O objetivo do Instituto é oferecer formação integral a todos os seus coralistas. As crianças e jovens que fazem parte dos coros pertencem a classes sociais diferentes e ingressam nos coros aos 8 anos, permanecendo até os 18 anos. O coro é aberto à comunidade. Desta forma, todos os interessados, tanto meninos como meninas, podem ingressar no Curso de Aprendizes, desde que tenham oito anos e estejam matriculados no 3º ano do primeiro segmento do ensino fundamental, em qualquer escola da cidade, tanto pública como particular.

    A rotina dos meninos e meninas é intensa dentro do IMCP. Os quatro anos iniciais são voltados para a formação musical, onde aprendem teoria, solfejo, ritmo e percepção musical. Neste período, passam até 15 horas semanais no Instituto, onde 12 horas são dedicadas à música.

    Últimas