• Contribuinte que pagar IPTU em cota única até 5 de janeiro terá 9% de desconto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2020 11:03

    A prefeitura já começou a distribuição dos carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) 2021 aos cerca de 96.500 contribuintes da cidade. A cobrança deve começar a chegar nas casas na próxima semana. Desta vez, quem optar pelo pagamento em cota única terá até 5 de janeiro para quitar o valor e terá 9% de desconto. Para pagamentos da cota única até o dia 05 de fevereiro, o desconto será de 7% e para quitação até 5 de março de 2021, a redução será de 5%. Os pagamentos podem ser feitos somente a partir do dia 1° de janeiro.

    Para os contribuintes que optarem pelo pagamento mensal, a primeira parcela do tributo vence no dia 20 de janeiro. A correção do IPTU para o próximo ano foi de 3,14%. Vale destacar que as pessoas que não receberem seus carnês até o dia 31 deste mês deverão tirar a segunda via na página eletrônica da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou na central que será montada no térreo do Centro de Cultura Raul de Leoni, a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

    “Todas as pessoas que realizam o pagamento em cota única conseguem obter um bom desconto.. Com isso a população, além de aproveitar o desconto, contribui com a cidade, pois a prefeitura mantém a qualidade nos serviços. O IPTU está entre as principais fontes de arrecadação do município, por este motivo, é de suma importância que cada cidadão tenha isso em mente e possa realizar, dentro das possibilidades, a quitação deste tributo o quanto antes”, aponta o prefeito Bernardo Rossi, que ainda destaca que o pagamento é fundamental para custear a compra de merenda para as escolas, medicamentos para unidades de saúde, limpeza pública, manutenção viária, bem como outros serviços no dia a dia da população.  

    A exemplo do que foi feito nos anos anteriores, para facilitar o acesso dos contribuintes, a Secretaria de Fazenda disponibilizará a emissão do boleto pela internet. Para imprimir o boleto de pagamento, o interessado deve informar apenas o número de inscrição do imóvel. “O boleto disponível pela internet é mais uma forma de facilitar a vida do contribuinte, que pode imprimir o boleto em casa, no seu trabalho, ou de onde estiver, principalmente em tempos de pandemia”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento. A emissão do boleto, no entanto, pode ser feita somente a partir do ano que vem.

    Leia também: Quase um ano depois do início das obras, Palácio de Cristal segue fechado e sem projeto de monitoramento arqueológico

    Últimas