Comércio terá horário escalonado e entrada de turistas será bloqueada: confira as novas medidas de restrição
A Prefeitura anunciou, há pouco, novas medidas de restrição, com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus na cidade. O novo decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23). Confira a lista com todas as medidas:
- Os novos horários do comércio
A Rua Teresa e Bingen abrirão entre 8h30 e 18h; no Centro Histórico e em Itaipava, o horário será de 10h às 19h. Nos demais locais, continua valendo o período de 11h às 20h. O funcionamento do comércio de rua segue restrito à circulação de apenas 50% da capacidade. O escalonamento tem o objetivo de evitar aglomerações, em especial no transporte público.
- Barreiras sanitárias voltam a adotar restrições
As barreiras sanitárias vão voltar a ter medidas mais duras para restringir a chegada de turistas à cidade. Serão liberadas para entrada na cidade apenas pessoas que apresentarem comprovante de que são do município. O acesso de pessoas de outras cidades só será permitido àquelas que comprovarem propriedade de imóvel em Petrópolis ou apresentarem voucher demonstrando reserva em meio de hospedagem local ou agendamento para compra nos polos de moda (que serão disponibilizados pelos próprios polos de moda).
Os agentes deverão solicitar a parada do veículo; aferir a temperatura do condutor do veículo e de todos os passageiros; e solicitar do condutor do veículo a apresentação de voucher emitido pelos polos de modas da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava ou comprovante de hospedagem, conforme o caso.
Os agentes deverão solicitar que o veículo não ingresse no território municipal e retorne ao local de origem se o condutor ou um dos passageiros apresentar temperatura superior a 37,8º; se o condutor não apresentar voucher emitido pelos polos de modas da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava ou comprovante de hospedagem, conforme o caso; ou se todos os passageiros não apresentarem comprovante de hospedagem.
- Pontos turísticos públicos e privados serão fechados
O decreto que será publicado no Diário Oficial de terça vai ordenar o fechamento dos pontos turísticos da cidade. A medida é mais uma ação no esforço de evitar a vinda de pessoas de outros municípios para Petrópolis. Outra ação neste sentido é a proibição do ingresso de ônibus e vans de excursão à cidade.
- Toque de recolher e horários para bares e restaurantes continuam
Continuam valendo as medidas já adotadas: bares e restaurantes podem abrir entre 5h e 22h, com 50% da capacidade – inclusive em locais que funcionam em shoppings. Entre 22h e 5h, todos os estabelecimentos do tipo devem estar fechados e também está vedada a permanência de pessoas nas vias e áreas públicas. O funcionamento de pistas de danças e congêneres está proibido.
- Templos religiosos
Estão mantidas as ações válidas para os templos religiosos, que devem abrir com 50% da capacidade.
Medidas são válidas até o dia 26
As medidas valem até o dia 26, quando o Governo do Estado deve publicar o seu decreto, que pode ter o polêmico “feriadão prolongado”, chamado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), de “CastroFolia”.
Nesta segunda, Paes e o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), anunciaram, em conjunto, uma série de medidas restritivas para as duas cidades da Região Metropolitana.