• Toque de recolher: permanência de pessoas nas ruas proibida entre 22h e 5h e comércio com restrição de horários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/03/2021 21:51
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Após a reunião para discutir o avanço da covid-19 em Petrópolis, a Prefeitura anunciou toque de recolher entre 22h e 5h da manhã. Apenas a circulação será permitida: está proibida a permanência de pessoas nas ruas, áreas e praças públicas neste horário. Comércios, bares, lanchonetes e restaurantes, incluindo os de shoppings e centros comerciais, deverão fechar as portas, sem clientes, às 22h.

    Durante o horário permitido para o funcionamento, será preciso respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. As medidas valem até o dia 15 de março e, de acordo com a Prefeitura, haverá fiscalização da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

    Fiscalização intensificada

    O município também anunciou que será intensificada a fiscalização sobre os estabelecimentos, verificando o cumprimento dos decretos. Medidas mais duras serão adotadas, como a interdição do estabelecimento em caso de descumprimento das regras. A Prefeitura também fará uma campanha de conscientização da população e utilizará as sirenes de alerta e alarme da Defesa Civil com mensagens aos moradores de comunidades.

    “Houve aumento na demanda após o Carnaval”, diz prefeito interino

    As medidas foram anunciadas durante reunião, que contou com a presença do prefeito interino Hingo Hammes, do secretário de Saúde, Aloísio Barbosa Filho, de infectologistas da rede pública do município, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades ligadas à hotelaria e setores de alimentação e eventos.

    “O monitoramento diário da situação da covid-19 na cidade apontou um aumento na demanda por atendimento nos pontos de apoio após o carnaval, assim como nas internações. A situação está estável no momento, mas precisamos atuar para evitar em Petrópolis o que temos visto nos municípios do entorno e em boa parte do país. As medidas anunciadas hoje são preventivas, mas fundamentais para que possamos conter a propagação da doença”, afirma o prefeito interino Hingo Hammes, destacando a que população tem um papel importante no combate a pandemia.

    “Mais do que nunca, precisamos que a população nos ajude a conter a pandemia. É importante lembrar que nada que fizermos será suficiente se a população não colaborar, mantendo as medidas de prevenção, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento social, evitando as aglomerações”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.   

    Como denunciar aglomerações

    Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020. 

    Últimas