Comércio tem boas expectativas para o dia das crianças
Mesmo durante a pandemia, o dia das crianças é um dos que têm o maior apelo para o comércio. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a data só perde para o Natal e Dia das Mães. O órgão prevê que neste ano haja uma retração de 4,8% nas vendas, a primeira depois de quatro anos. O número, no entanto, não é o pior – em 2016, houve 8,1% de queda nas vendas.
Em Petrópolis, os empresários do setor vêm percebendo uma mudança nos hábitos do consumidor. Apesar disso, a maioria tenta manter o otimismo. Com condições especiais de pagamento e serviço de delivery, os empresários têm se reinventado, na tentativa de, ao menos, manter os números do ano anterior.
“Está tudo muito diferente. Nos reinventamos pra atender os clientes neste período. Seja por delivery ou presencialmente, existem condições especiais de pagamento, além de itens com valor entre R$ 20 e R$ 50 pra que todo mundo garanta seu presente. Pensamos em atender a todos os públicos, com itens acessíveis, para que o cliente tenha bastante variedade nesse período, mesmo tendo que controlar os gastos nesse momento”, diz a empresária Rosane Ferreira.
Segundo Marcela Gorni, que também atua no segmento de produtos infantis, o atendimento de forma remota ajuda muito neste período. Ela diz que, apesar de muitos estarem evitando se deslocar, tem percebido um aumento no fluxo de clientes na loja durante os últimos dias.
“A procura aumentou e inclusive vamos abrir no domingo e no feriado. Constantemente estamos recebendo mercadorias, pois as fábricas estão conseguindo se reorganizar na fabricação. Dizemos que estamos trabalhando dentro da normalidade possível. Seguimos os protocolos e a expectativa é que a gente consiga um volume de vendasm ao menos igual ao ano anterior, mesmo dentro de uma pandemia. Quando se fala de dia das crianças, as pessoas sempre fazem um esforço, pra não deixar essa data em branco”, explica.
O empresário, Rodolpho Kaizer, acredita que a economia volte a respirar nos próximos meses e por enquanto, vem se reinventando neste momento difícil pro setor.
“A expectativa dos lojistas de infantil pra essa data do dia das crianças é que nós consigamos atingir o público que já tomou coragem de sair de casa, já temos a informação de que as barreiras flexibilizaram ainda mais para os clientes que querem estar conosco na rua Teresa, e nós acreditamos que teremos um bom final de semana que antecede o dia das crianças”, diz.
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