• Apesar de autorização para reabertura dos pontos turísticos a partir desta quinta, Museu Imperial seguirá fechado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/10/2020 12:12

    Depois de quase sete meses fechados, pontos turísticos de Petrópolis voltam a funcionar nesta quinta-feira (8), seguindo rígidos protocolos de segurança. A lotação está limitada a 50% da capacidade e há orientações sobre distanciamento e oferta de álcool em gel para higienização das mãos. Apesar da autorização para funcionamento, o espaço mais visitado da cidade, o Museu Imperial, seguirá fechado, em função da necessidade de medidas internas e liberação orçamentária, por parte do governo federal, para a retomada dos contratos de serviços terceirizados. 

    A previsão é de que, quando iniciada, a retomada das atividades pelo Museu Imperial seja feita em etapas, com início pelos jardins, bistrô e loja; reabertura dos espaços de pesquisa; reabertura dos espaços com espetáculos (Som e Luz e Um Sarau Imperial) e reabertura dos espaços expositivos (Palácio Imperial de Petrópolis, Pavilhão das Viaturas e Casa de Casa de Souza). 

    Espaços administrados pela Prefeitura voltarão a funcionar, como o Museu Casa de Santos Dumont e o Museu Casa do Colono, voltarão a funcionar, com exceção do Palácio de Cristal, que passa por obras. O Museu de Cera também abre as portas, assim como a Cervejaria Bohemia, que retoma o tour. 

    Otimismo

    Presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Samir El Ghaoui vê com bons olhos este retorno. Ele diz, que a reabertura destes locais pode potencializar a cidade como destino durante este período. “Nós do setor do turismo já aguardávamos com bastante expectativa a reabertura dos atrativos turísticos que estavam há sete meses fechados. Com certeza a flexibilização e retomada deles vai fortalecer segmentos da gastronomia, hotelaria e prestadores de serviço”, explica, lembrando que no fim do mês a cidade terá a 20ª edição do Petrópolis Gourmet, que é considerado um dos mais importantes eventos gastronômicos do país.  

    A presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Ana Beatriz de Oliveira, acredita que essa volta seja positiva para o setor, mas diz que é preciso entender esse processo de forma gradual. “A esperança é a última que morre. Então, a expectativa é muito boa porque acreditamos que isso venha, aos poucos, aquecer esse mercado do turismo. Mas ainda assim temos que ter o pé no chão e entender que esse aquecimento é gradual, porque não são todos os pontos turísticos que vão reabrir, como é o caso do Museu Imperial, o nosso carro-chefe”, explica. A Associação reforçou que seus guias de turismo já têm protocolos de trabalho para a devida segurança tanto desses profissionais, quanto dos turistas e visitantes. 

    Raquel Neves, diretora superintendente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, diz que a reabertura dos atrativos é um sinal de esperança. “Já temos clientes procurando por roteiros em Petrópolis, desde os tradicionais aos diferenciados e que contemplem espaços ao ar livre. Então, com certeza, as expectativas são boas. Sabemos, que é um novo momento para o Turismo de Petrópolis, retornaremos com cautela e seguindo todos os protocolos exigidos”, disse, lembrando o recente lançamento do projeto “Caminhada pelo Centro Histórico  – Ver e viver Petrópolis“, onde turistas e moradores de Petrópolis podem escolher seus roteiros e serão acompanhados pelos Guias  de Turismo da AGP. Sai a 10 por pessoa, com grupos que podem ter de 5 a 15 pessoas. Informações pelo (24) 98842-3235.

    Leia também: Flexibilização das barreiras sanitárias: Petrópolis libera entrada de pessoas de outros municípios a partir de sexta-feira

    Últimas