• Com prazo para substituição perto do fim, ônibus da Petro Ita e Cascatinha reprovados em vistoria seguem rodando

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Comissão de Transporte da Câmara Municipal flagrou, nesta segunda (18), 39 veículos que não poderão mais operar a partir do dia 21

    18/12/2023 19:22
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta segunda-feira, 39 ônibus das empresas Petro Ita e Cascatinha, reprovados em vistoria realizada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), foram flagrados em operação na cidade. O flagra acontece 11 dias depois de o juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Luiz Martins Alves, em atendimento a pedido do Ministério Público e da Comissão de Transporte da Câmara Municipal, proferir decisão determinando a retirada e substituição dos veículos reprovados por questões de segurança. O objetivo é resguardar a vida de funcionários das empresas, usuários do sistema e da população em geral, diante dos sucessivos problemas registrados no último mês com veículos das viações.

    A ação fiscalizatória foi realizada por equipe do vereador Hingo Hammes, presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade da Câmara Municipal de Petrópolis.

    Durante a vistoria, a equipe verificou a situação de 84 ônibus, sendo 59 da Petro Ita e 25 da Cascatinha. Destes, 39 (somando o total das duas empresas), constavam como reprovados no relatório da CPTrans anexado pelo Ministério Público à ação na 4ª Vara Cível. Outros 24 constavam como aprovados com restrições.

    “Estamos diante de um flagrante desrespeito à população. O problema é que esse desrespeito coloca em risco as vidas de milhares de pessoas, em especial de quem depende do transporte público, que é um serviço essencial. Esperamos que as empresas cumpram o prazo fixado pela justiça e substitua os veículos ”, criticou o vereador Hingo Hammes.

    Leia também: Justiça determina que Petro Ita e Cascatinha retirem de circulação veículos reprovados por questões de segurança em vistorias

    Justiça determinou retirada de veículos reprovados

    Em decisão proferida no dia 7 de dezembro, o juiz Jorge Martins determinou a retirada com substituição imediata, em prazo máximo de 10 dias úteis, de todos os ônibus em circulação que foram reprovados por questões de segurança em vistoria da CPTrans. Também ordenou que os carros reprovados por questões relacionadas à acessibilidade devem ser adequados ou substituídos em 30 dias. A Viação Cascatinha terá, ainda, que fazer a substituição dos veículos com mais de 11 anos no prazo de 120 dias.

    O relatório com as informações de todos os ônibus verificados nesta segunda e o detalhamento da situação de cada um será encaminhado ao Ministério Público e também à 4ª Vara Cível.

    Últimas