• Clube 29 de Junho fará documento cedendo direito de uso da marca “Bauernfest” à Prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2021 20:09
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Após a notícia sobre o pedido de registro da marca Bauernfest, o Clube 29 de Junho publicou nota oficial rechaçando a possibilidade de cobrar pelos direitos de uso da marca – que existe caso o registro seja deferido no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). O Clube diz que “está em coordenação com a Procuradoria do Município” e irá formalizar, em documento, a cessão dos direitos de uso da marca para a Prefeitura, sem qualquer cobrança.

    Na publicação, feita no perfil do Instagram da entidade, a entidade afirma que “nunca houve qualquer interesse financeiro no passado, pela detenção da marca”.

    Autoridades e entidades se posicionam

    Nesta terça-feira (25), autoridades e entidades relacionadas à cultura do município se posicionaram sobre o caso. O vereador Gil Magno (DC), vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, convocou demais legisladores a ficarem atentos a que chamou de ‘desenrolar jurídico’. “A cada precisa estar a postos e farei isso pela Comissão. É inapropriado que se tenha de pagar royalties por uma festa que é da cidade”, afirmou.

    A presidente do Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis, Diana Iliescu, defendeu que o registro esteja com o Clube, “já que esta é uma festa criada a partir da iniciativa popular dos descendentes dos colonos alemães”. Diana destacou, no entanto, que “isso não impede que a Bauernfest seja uma festa coletiva da cidade, que conte com a organização da Prefeitura e que beneficie a todos, moradores e visitantes”.

    A Agfap (Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis) também divulgou uma nota em apoio ao Clube 29 de Junho pela propriedade sobre a marca “Bauernfest”. “A Agfap acredita que manter uma marca tão importante e de inestimável valor cultural sob a tutela do Clube 29 de Junho seria não só uma justiça histórica, mas de garantia de manutenção dos valores culturais essenciais”, diz a nota.

    Festa mudou de patamar na última década

    A Bauernfest completou 30 anos em 2019 – por conta da pandemia do novo Coronavírus, em 2020, esta foi a última edição presencial do evento. Na última edição, o evento recebeu número recorde de turistas – 450 mil pessoas, que injetaram R$ 55 milhões na economia do município.

    Com grande investimento por parte dos governos municipais, a Bauernfest cresceu especialmente na última década, entrando de vez na rota turística estadual e atraindo visitantes de todo o país. Isso fez com que a tradicional Festa do Colono Alemão se tornasse a segunda maior do país, perdendo apenas para a Oktoberfest, de Blumenau (SC).

    Últimas