• Clube 29 de Junho faz pedido para registrar e ter os direitos sobre a marca da Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2021 20:59
    Por Luana Motta

    O Clube 29 Junho entrou com um novo pedido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para registrar a marca “Bauernfest”. A Festa do Colono Alemão em Petrópolis foi idealizado pelo Clube, há mais de 30 anos. Com grande apoio por parte do poder público, o evento cresceu e se tornou a segunda maior festa típica no Brasil, só fica atrás da Oktoberfest, realizada em Blumenau (SC). Na sua última edição presencial, em 2019, o evento bateu recorde de público: mais de 450 mil pessoas em 17 dias de festa e R$ 55 milhões injetados na economia do município.

    Em 2001, o Clube entrou com um pedido de registro da marca, que foi concedido anos depois, em 2007. O prazo de concessão foi de 10 anos, sendo expirado em 2017. Nesse intervalo, a marca ficou sem proprietário, até que foi feito um novo pedido em março deste ano.

    Quando uma empresa/instituição ou pessoa física registra uma marca, ela passa a ser detentora de todos os seus direitos, e pode inclusive cobrar pelo seu uso. Em todos esses anos, o Clube 29 de Junho, sob a presidência da Emygdia Hoelz, não cobrou os direitos sobre a utilização da marca Bauernfest. Emygdia Hoelz, popular por sua importante colaboração na continuidade da festa e trabalhos de incentivo a cultura e tradição alemã na cidade, abriu mão da presidência do Clube no ano passado.

    O novo presidente, Marco Kling, disse que o objetivo de fazer esse novo registro é de manter no Clube a tradição da festa. “O registro já existia, feito por nós, e nunca tivemos interesse econômico. O clube não tem fins lucrativos. Nós queremos apenas mantê-la no clube como sempre esteve. Manter para que fique seguro com a gente”, disse. Segundo Marco, há pretensão de formalizar a obtenção do registro junto à Prefeitura para que não existam problemas futuros.

    A Tribuna questionou a Prefeitura se iria recorrer do registro da marca, mas o governo municipal não respondeu, e destacou que o Clube 29 de Junho “é parceiro do município, sendo indiscutível sua importância e contribuição não apenas para o evento, mas também para a cidade como um todo”.

    Evento será online mais uma vez

    Em função da pandemia, a Bauernfest será realizada, mais uma vez, com programação online, de acordo com a Prefeitura. A Festa do Colono Alemão vai contar com um festival gastronômico, que acontecerá através de menus especiais oferecidos em restaurantes participantes”.

    A nova diretoria já planeja a programação para a Bauernfest deste ano, que mais uma vez, por causa da pandemia, será realizada de forma virtual. “Queremos dar continuidade a todas as tradições e cultura, e fazer com que traga valores melhores e maiores para Petrópolis, seja no comércio, no turismo e para cultura. Nossa intenção enquanto diretoria, é ajudar a prefeitura para que tenhamos processos mais seguros e mais alinhados”, disse Marco.

    A última edição presencial da Bauernfest aconteceu em 2019. Em todos esses anos, a Prefeitura vem participando como co-realizadora, cedendo os espaços e sendo responsável pela contratação das empresas de produção do evento, do tradicional chopp e estrutura da festa.

    Últimas