• Circuito de literatura LER abre neste sábado com show do Toni Garrido e Orquestra Chiquinha Gonzaga no Quitandinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2021 15:06
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Começa neste sábado, dia 13, o Circuito LER PARA VA-LER, organizado pela equipe LER – O Festival do Leitor. Abertura será com um show do cantor Toni Garrido com a Orquestra Chiquinha Gonzaga, às 20h, no Palácio Quitandinha, apenas para convidados. O evento, que vai até dia 20 de novembro, no Parque Municipal, em Itaipava, realizará oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais para todas as idades.

    Na programação as atividades são voltadas para o incentivo à cultura e a leitura, especialmente para estudantes que estão retomando, agora, o ensino presencial.

    “É a literatura contribuindo para uma rede de ensino mais integrada, levando para o interior uma programação que normalmente é privilegiada nas capitais. Acreditamos que a LER, seus autores e conteúdo, expressões culturais e artísticas contribuirão para o retorno dos alunos às escolas. Vamos usar o poder da leitura e da escrita para transformar a vida, a comunidade e a sociedade”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.

    O Circuito passará por 14 regiões do estado, e busca transformar cada local em uma “Vila Literária e Cultural”. Petropolitanos e os moradores dos municípios vizinhos terão a oportunidade de conversar com escritores renomados e criadores de conteúdo, além de ter acesso a oficinas de escrita e leitura e apresentações diversas. Nomes da cena nacional estarão presentes, como Eduardo Bueno, Mary Del Priore, Jessé Andarilho, Eliana Alves Cruz, João Barone, Adriana Falcão, Luly Trigo, Braulio Tavares, Clara Alves, entre outros.

    Serão oito dias de evento. A meia entrada custa R$ 15 por dia (para menores, estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos), e o passaporte para participar todos os dias do evento com atrações exclusivas custa R$ 70 mais a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria no Parque Municipal.

    No primeiro dia, o público terá um encontro com a escritora Marília Pirillo, além da narração de Histórias Indígenas, com Lucia Morais Tucuju. Também serão realizadas oficinas de passinho, com Passinho Petrópolis, e outra intitulada “Descobrindo que a vida não é só redes sociais”, com a biblioteca Comunitária Atelier das Palavras. Segundo os organizadores, o circuito oferece ao público uma programação multicultural reunindo autores e artistas em torno da paixão transformadora da literatura.

    “Vamos percorrer cidades fluminenses, colocando a LER no mapa, e semeando cultura por onde passarmos”, diz Paula Taitelbaum, uma das curadoras do Circuito. Para Débora Thomé – autora de 50 Brasileiras Incríveis para conhecer antes de crescer e Mulheres e poder, cientista política e fundadora do primeiro bloco de carnaval feminista do Rio de Janeiro, Mulheres Rodadas – a chegada da LER ao interior do estado é um presente para meninas e meninos que poderão celebrar este encontro com a maravilha que são o livro e a leitura. “Foi numa sala de colégio de freiras do interior do Rio de Janeiro que li meus primeiros livros escondidos sob a carteira e escrevi meus primeiros textos. Não existia uma livraria na cidade”, conta.

    A programação completa pode ser conferida no site do evento.

    Últimas