• Cidade que vai sediar a Copa do Mundo de Mountain Bike perde única ciclofaixa para estacionamento rotativo durante Natal Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2021 11:40
    Por Jussara Madeira

    A Prefeitura de Petrópolis confirmou na noite de quarta (01), que parte da Avenida Barão do Rio Branco, onde passa a ciclofaixa, será transformada em estacionamento explorado pela Sinalpark durante os fins de semana de dezembro por conta do Natal Imperial. A Associação de Ciclistas de Petrópolis (Acipe) informou que já oficiou os órgãos responsáveis solicitando esclarecimentos sobre a decisão, já que no último dia 23 de novembro, a prefeitura assinou uma carta de intenção para melhorar a estrutura cicloviária do município e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Em abril, Petrópolis vai sediar uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike (MTB).

    “A ciclofaixa é um espaço que foi conquistado pelos petropolitanos, não só pelos ciclistas, já que muitos corredores usam ali. E pensar que aqui temos nomes como Henrique Avancini, GiuGiu, e outros de destaque no cenário nacional e internacional, a gente perder a ciclofaixa para estacionamento em uma via em que nenhum dos lados é permitido estacionar é triste”, declarou Eduardo Justen Coutinho, ciclista amador.

    Eduardo lembrou que a União Ciclística Internacional (UCI) confirmou que o Brasil receberá em 2022 a realização de uma etapa da Copa do Mundo de Ciclismo Mountain Bike (MTB). Segundo divulgou a UCI, o evento ocorrerá entre os dias 8 e 10 de abril em Petrópolis.

    Segundo a prefeitura, o trecho que vai do número 112 até o 1.164 (na altura da antiga Moageira) terá estacionamento rotativo nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19. O objetivo é ampliar a oferta de vagas de maneira organizada no período do Natal, como já ocorreu em anos anteriores.

    Em rede social, a Acipe se manifestou sobre o fechamento da faixa. “Fomos surpreendidos (negativamente) com os registros feitos por ciclistas sobre a instalação de placas de estacionamento rotativo na ciclofaixa da Avenida Barão do Rio Branco, por ocasião do Natal Imperial. Oficiamos os órgãos responsáveis, solicitando esclarecimentos sobre a decisão tomada e detalhes sobre soluções para manter a ciclofaixa, garantindo a segurança dos ciclistas. Esperamos que essa medida, que já é praticada há anos, não se repita neste ano e nos próximos”, publicou.

    No último dia 23 de novembro, o prefeito interino Hingo Hammes assinou uma carta de intenção para a criação do Manual Técnico de Infraestrutura Cicloviária, junto com a Acipe, representada por Isabella Guedes. O manual é uma proposta da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária (CEMC) e visa soluções para estimular o uso de bicicleta como transporte do município e criar uma estrutura cicloviária. Durante a assinatura da carta, a CPTrans ressaltou ainda a intenção de melhorias na ciclofaixa da Barão do Rio Branco.

    Últimas