• Casos de coronavírus passam de 200 mil e OMS fala em ameaça sem precedentes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2020 15:38

    Autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram nesta quarta-feira, 18, que o novo coronavírus é hoje “inimigo comum da humanidade” e representa uma ameaça sem precedentes. A instituição afirmou que os casos de pessoas infectadas pela pandemia já ultrapassam os 200 mil, com 8 mil mortes. Quatro em cada cinco casos estão concentrados na Europa e na região do Pacífico Ocidental.

    “O coronavírus representa uma ameaça sem precedentes, mas também é uma ocasião sem precedentes para nos unirmos contra um inimigo comum, um inimigo da humanidade”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS em entrevista à imprensa. No Brasil, há 291 casos confirmados em 16 Estados e o Distrito Federal.

    “A OMS continua pedindo a todos os países que implementem uma abordagem abrangente, com o objetivo de diminuir a transmissão do coronavírus e reduzir a curva (de avanço da epidemia). Essa abordagem está salvando vidas e ganhando tempo para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos”, afirmou Ghebreyesus. Segundo ele, essa estratégia foi efetiva na Coreia do Sul, que já teve 800 casos e, após medidas de restrição de circulação de pessoas, tem apenas 90.

    Leia também: Número de casos de coronavírus confirmados no Brasil sobe para 291

    O diretor da OMS reforçou a mensagem de que os países e os indivíduos precisam tratar a questão com seriedade. “Para suprimir e controlar a epidemia, os países devem isolar (os infectados), testar, tratar e rastrear (a origem da contaminação). Não presuma que sua comunidade não será afetada. Prepare-se como se fosse (acontecer). Não presuma que você não será infectado. Prepare-se como se fosse”, aconselhou.

    A OMS informou que está organizando um estudo com dados de vários países para identificar tratamentos ainda não testados. A medida é uma forma de acelerar a busca por potenciais terapias e medicamentos para combater a infecção. A instituição também recomendou o cancelamento de eventos esportivos, shows e outras situações que podem reunir muitas pessoas.

    Leia também: Covid- 19: Prefeitura adota mais restrições como forma de frear a contaminação

    Na terça-feira, a OMS pediu que os países adotassem as medidas mais ambiciosas possíveis para evitar o avanço da pandemia. “Todos os países, sem exceção, precisam adotar as ações mais ambiciosas para parar ou frear a ameaça do coronavírus. Ações ambiciosas incluem ações comunitárias. Pensar ‘isso não me diz respeito’ não é uma opção”, afirmou o diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge, lembrando que a região é o epicentro da pandemia.

    Últimas