• Casa de Santos Dumont terá entrada franca neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/07/2019 09:12

    Alberto Santos Dumont escolheu Petrópolis para construir sua única casa de veraneio no Brasil. Hoje transformada em museu, o espaço vai celebrar o aniversário do pai da aviação que, se estivesse vivo, completaria 146 anos neste sábado (20/7). A data será lembrada em clima de festa, com bolo e refrigerante para os visitantes, que terão entrada gratuita neste que é um dos principais atrativos turísticos da Cidade Imperial. Só em 2018, “A Encantada”, como é chamada, recebeu mais de 160 mil pessoas de diversas partes do país e até de fora.

    Administrado pela Prefeitura através da Turispetro, o Museu começa as comemorações pelo aniversário de Santos Dumont às 9h30. O evento vai contar com a participação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e da Aeronáutica. Na ocasião, um ator interpretando Santos Dumont também vai participar das comemorações recebendo turistas e petropolitanos. Para o prefeito Bernardo Rossi, além de prestar uma homenagem, essa é, também, uma oportunidade para os moradores da cidade.

    Leia também: Turisrock já tem 133 hotéis cadastrados em 26 municípios

    “Existem muitos petropolitanos e pessoas que moram em Petrópolis que nunca entraram no Museu Casa de Santos Dumont. É uma ótima oportunidade para as pessoas visitarem, aproveitarem o sábado com a família conhecendo um importante patrimônio do nosso município”, frisa o prefeito.

    Leia também: Palácio Itaboraí prorroga exposição sobre dinossauros

    “Nossa cidade tem uma infinidade de atrativos, mas o histórico-cultural continua sendo o carro chefe do turismo e temos procurado cuidar e valorizar cada vez mais desse patrimônio. E Santos Dumont é uma pessoa muito importante para a história do mundo, que escolheu Petrópolis para construir sua casa. Temos que sempre lembrá-lo e celebrar isso”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

    Nascido em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em João Gomes – hoje Santos Dumont, em Minas Gerais, o inventor se apaixonou por Petrópolis e escolheu a Cidade Imperial para construir sua casa de descanso. Amigo de personalidades ligadas a Petrópolis, como Franklin Sampaio e Princesa Isabel, o inventor usava a Serra para passar seu tempo livre. Foi na “Encantada”, que Santos Dumont escreveu um de seus dois livros, a obra intitulada “O que eu vi e o que nós veremos”.

    A casa que foi local de descanso para Santos Dumont foi construída em 1918. Naquela época, poucos imaginavam que o terreno íngreme que ficava bem na entrada da Rua do Encanto, no Centro da cidade, poderia abrigar uma moradia. Hoje a casa é o segundo museu mais movimentado da cidade.

    “Todos estão convidados a conhecer ou revisitar o museu, que terá gratuidade durante todo o dia. É uma casa muito peculiar. Na visita é possível entender um pouco mais sobre como vivia Santos Dumont”, explica a diretora de Turismo da Turispetro, Amanda Alvarez.

    O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h30. Os ingressos são vendidos até às 17h. A gratuidade vale apenas para este sábado (20). O Museu fica na Rua do Encanto, 22 – Centro. 


    Últimas