• Câmara Municipal registrou mais de 100 afastamentos e duas mortes de servidores por covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2021 19:50
    Por Luana Motta

    Desde o início da pandemia, a Câmara Municipal registrou duas mortes de servidores por Covid-19 e 109 afastamentos em função da suspeita de contágio pela doença. Os dados são do Setor de Recursos Humanos da Câmara, que a Tribuna teve acesso por meio da Lei de Acesso à Informação. Entre janeiro e março desse ano, foram pelo menos 28 casos confirmados.

    Dados do Portal da Transparência da Câmara Municipal mostram que são 221 servidores no legislativo, incluindo os vereadores. Embora os dados sobre o número de afastamentos estejam distribuídos pelos quase 14 meses de pandemia, o número de pessoas que foram contaminadas no legislativo é elevado. Neste ano, houve episódios em que um gabinete inteiro entrou em quarenta pela suspeita de contaminação, como em março, com o vereador Gil Magno (DC) – que também teve o teste confirmado para a doença.

    No ano passado, em dezembro, o vereador eleito Paulo Igor Carelli (DC) faleceu em decorrência de complicações da covid-19. Em março desse ano, o assessor especial Bruno do Nascimento, que trabalhava no gabinete do vereador Magno, também faleceu pelo mesmo motivo. Ainda em março, faleceu o empresário e jornalista Marcos Falconi da Rocha, que embora não fosse servidor da Casa Legislativa, era o responsável pelas transmissões da TV Câmara e frequentava a Casa.

    No dia 13 de março do ano passado, a Câmara adotou as primeiras medidas de restrição para o enfrentamento da Covid-19. Foram suspensas todas as atividades que gerassem aglomeração, e o acesso à Casa foi restrito apenas aos servidores. Em todos os meses, foram publicadas novas portarias flexibilizando ou restringindo as medidas de acordo com o avanço dos indicadores da covid-19 no município.

    Já neste ano, no dia 6 de janeiro, foi prorrogada a portaria 23/2020, que determinou medidas mais restritivas quanto ao acesso e as atividades a serem realizadas pelo Legislativo.

    No entanto, embora as medidas recomendassem que algumas atividades fossem feitas preferencialmente de forma virtual, tiveram vários registros de aglomeração no plenário com entrega de moções congratulatórias. A Tribuna noticiou o registro feito em março, em clima de festa, durante um dos eventos.

    Assim que estourou o número de casos em todo o município, foi publicada uma nova portaria com novas medidas de enfrentamento. Mas ai, já estava, pelo menos, um gabinete inteiro em quarentena. Em março, após publicada a nova portaria, a Tribuna questionou a Câmara sobre número de servidores afastados neste ano por causa da covid-19. Entre janeiro e o dia 23 de março deste ano, foram registrados 28 casos confirmados, 8 suspeitas, 01 vereador testado positivo e 2 com suspeitas não confirmadas posteriormente.

    No Portal da Transparência da Câmara não consta nova prorrogação da portaria 13/2021 que determina as novas medidas de enfrentamento da Covid-19. A última portaria publicada nº 14/2021, no dia 19 de abril, estabelece as medidas até o dia 30 de abril.

    Últimas