• Câmara de Vereadores, com apenas 28 concursados, vai abrir seleção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2023 02:04

    A Câmara de Vereadores vai abrir concurso público. Mas, não é de livre e espontânea vontade dos vereadores, não. Eles foram apertados pelo Ministério Público. Hoje, a Câmara de Vereadores é movida por 235 pessoas das quais 15 são os vereadores e apenas 28 – isso, mesmo, somente 28 – são concursados. São 192 pessoas de livre nomeação dos vereadores para os cargos em comissão. 

    13 anos sem concurso

    O último concurso público, ainda na gestão de Bernardo Rossi como presidente da Câmara, foi em 2010. Mas, mesmo assim previu poucas vagas: apenas 31 (e dessas restaram apenas 28 pessoas nos dias atuais).  E antes deste concurso, a seleção só havia sido realizada em 1990.  Ou seja, são mais de quatro décadas com cargos sendo preenchidos por nomeações em sua maioria.

    Secretários-candidatos

    Ou seriam candidatos-secretários, tendo em vista que já tentaram se eleger em vezes anteriores? O fato é que os secretários da gestão Bomtempo de hoje que ambicionam uma candidatura a vereador em 2024 estão a toda nos bastidores. Rola captar apoios de comissionados de outras secretarias e também contar com outros secretários na articulação das ‘campanhas’.

    Gincana

    Nesta vibe tem ainda uma disputa de ‘quem faz mais’ entre os secretários, tipo quem tem mais projetos, obras, programas, etc.  Essa prática poderia até ser saudável se todas as iniciativas fossem mesmo colocadas em funcionamento em prol da população e durassem várias gestões. Porque a falta de continuidade é que nos deixa parados no tempo.

    Secretário no mapa turístico

    Foi lançado pelo Sebrae/RJ e pela Secretaria de Turismo de Petrópolis o projeto de “Agentes de Roteiros Turísticos”. O encontro aconteceu na sede do Instituto Caminho da Roça, que fica em Secretário, um dos locais escolhidos em todo o Estado. Durante três meses, o Sebrae desenvolverá junto com os empreendedores um roteiro local turístico de experiências.

    Empreendedores de Secretário com a gerente do Sebrae da Região Serrana II, Claudia Pacheco e sua equipe, além da secretária de Turismo, Silvia Guedon e Evany Noel, diretora de Turismo da pasta e Leonardo Faver, coordenador do escritório local da Emater. Localidade será um dos locais do projeto “Agentes de Roteiros Turísticos”.

    Revitalização da Rua do Imperador

    Em setembro do ano passado, a prefeitura anunciou que iria concluir a obra de revitalização da Rua do Imperador fazendo o enterramento total da fiação do lado ímpar da via. E disse ainda que as obras iriam ser realizadas com recursos próprios da Prefeitura, porque a gestão Rossi teria perdido as verbas estaduais que tinham sido destinadas. Mas, vamos lembrar que a revitalização foi feita entre 2006 e 2008, na segunda gestão de Bomtempo, que também teve seu terceiro período para fazer essa conclusão.

    Agora, vai!

    Em 2021, a prefeitura fez uma licitação para a compra de um mamógrafo para o Hospital Alcides Carneiro, custo de R$ 1,1 milhão. Mas a única empresa participante não cumpriu as exigências legais documentais e o certame foi considerado fracassado. E a prefeitura, já na gestão Bomtempo, concluiu licitação de R$ 2,4 milhões, o que a gente achou caro. Porém, ela previu não apenas a compra, mas a operação e manutenção do aparelho por 12 meses, certame vencido por uma empresa de Barueri.

    Cidade da Cerveja

    A prefeitura do Rio vai assumir a Estação da Leopoldina, um dos prédios históricos da capital mais bonitos e que se deteriora a olhos vistos. Porém, esse patrimônio pode ser recuperado e com um objetivo muito legal: abrigar a Cidade da Cerveja. É bacana e acende o alerta para Petrópolis, que detém o título de Capital Estadual da Cerveja. É preciso usar mais (e melhor) este nosso título que nos diferencia como destino cervejeiro.

    Mas aí você pode pensar: ‘a rua é larga, dá para passar carro’. Mas e os pedestres? Para seguir caminho precisam andar no meio da rua. Essa é a Rua Visconde de Taunay, na entrada do Castelo São Manoel, em Corrêas.

    Como assim?

    Servidores da Câmara de Vereadores pediram para a gente fazer as seguintes perguntinhas sobre problemas que rolam desde a mesa diretora anterior: por que estariam acontecendo nomeações em cargos específicos de profissionais, ainda que com curso superior, porém com formação não condizente com a condução do trabalho? E por que o tíquete refeição deixa de fora muitos comissionados? Pretendem fazer as mesmas perguntas ao MP, talvez algum técnico lá saiba explicar.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas