• Calor e ônibus quebrados: a combinação perfeita com a cidade beirando os 40°C

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/11/2023 05:15

    Não se fala em outra coisa, aliás em duas coisas: o calor infernal e os ônibus quebrados a cada esquina. Ontem teriam sido pelo menos cinco, a maioria ainda pela manhã naquele movimento do usuário indo trabalhar. E fica ainda mais desumano quando se está com temperaturas acima de 35°C (na sexta a previsão é de 41°C e a gente teme o pior).  Quando o usuário não fica a pé, se espreme em carros lotados porque não temos mais uma frota de 100% nas ruas. E ar condicionado só nos carros da Cidade das Hortênsias.

    Mais um dia de aperto

    Ontem houve registros de ônibus quebrados:  a linha Rio de Janeiro, em frente à UPA Centro; Vital Brasil quebrado no Relógio das Flores; Sargento Boening, linha 433, no bairro e linha 412 Quitandinha, quebrado em frente ao Colégio Estadual Princesa Isabel. Também teve veículo quebrado (esse não deu pra ver a linha)  na Ponte Fones.

    Contagem

    E Petrópolis está há 188 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Taí dos dois ônibus que deixaram os passageiros na mão ontem debaixo daquele sol. E não há nenhum expectativa de melhorar pelo menos na PetroIta e Cascatinha…

    Oooooops!

    “Hoje entregamos 17 ônibus novos para a Turp. No ano passado, já havíamos entregado outros 15 ônibus para a Turp”. Essa fala foi do prefeito Bomtempo ontem em suas redes sociais.  Ué? A prefeitura agora compra ônibus para as empresas? Então, ao invés de comprar pra Turp que tá melhorzinha porque não compra para a Cascatinha e PetroIta?

    É de lascar!

    Olha, ontem a gente falou da autorização do serviço de mototáxi, lei municipal sancionada pelo prefeito. E a cada vez que a gente lê o Diário Oficial que trouxe a novidade, mais a gente se espanta. Se a prefeitura diz  que ‘as de Áreas de Atendimento são restritas às comunidades atendidas precariamente pelo sistema de transporte regular”, significa que admite que não atende a população em um dos seus direitos constitucionais.

    Né?

    E o pessoal se manifestou pelas redes sociais justamente com o que  a gente achou da publicação oficial da prefeitura: se é pra áreas onde o transporte por ônibus é precário, então é pra cidade toda…

    Pessoal quer vans

    E o que mais se ouve as pessoas, além, é claro, de muitos apoiarem o mototáxi, é o pedido de volta das vans. Lembra que elas funcionavam em algumas regiões como a Estrada da Saudade? E ainda custava R$ 1.  Mas, como faziam concorrência com os ônibus…

    É capaz

    Porém, tem uma chance de as vans retornarem tal e qual o mototáxi foi aprovado. Quanto mais deficiente estiver o sistema e mais perto estiver da eleição, mais chance há.

    Sério mesmo?

    Sobre ainda o mototáxi, a prefeitura disse que esse é um importante passo para ampliar a fiscalização contra o transporte clandestino. Sério? Mas se a CPTrans deixa rodar um ônibus sem condições que causou aquele acidente no Morin vai mesmo embarreirar os clandestinos?

    Médicos, especialistas de diversas áreas da saúde e membros da diretoria do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis se reuniram para falar dos avanços nos tratamentos para casos de AVC. A iniciativa é muito bem-vinda, já que melhora o atendimento à população em toda a nossa região.

    Terceirizados são maioria

    E a prefeitura anunciou que abrirá concurso público para 129 vagas na Assistência Social e que vai transformar os RPAs em terceirizados. E são 350 cargos. Ou seja, muito mais terceirizados, o que  abre brecha para indicações,  do que concursados. Pode apostar que não vai aparecer um vereador contra.

    Pegando carona

    E a Praça Dom Pedro já tem alguns enfeites de Natal: nas árvores – pela metade – e uns objetos cênicos espalhados pela área. Mas parece material do Sesc… Pelo menos a placa é deles.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas