Bombeiros realizaram mais de 1,4 mil salvamentos no litoral em fim de semana de calor no Rio de Janeiro
Durante o fim de semana, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) registrou 1.430 resgates em todo o litoral do estado. Os salvamentos nas praias foram feitos por helicópteros e guarda-vidas.
No domingo (12), foram 943 resgates realizados, maior número registrado no fim de semana. Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi o ponto com mais salvamentos, sendo 400 entre sábado e domingo.
O segundo local com mais registros foi a Barra da Tijuca, com 132 casos atendidos, seguido por Itaipu, em Niterói, com 118 resgates.
Leia também: Temperatura permanece alta na semana do feriado em Petrópolis; máxima deve chegar aos 36ºC nesta terça
Operação Verão
Com o aumento no número de salvamentos e a onda de calor prevista, o Corpo de Bombeiros antecipou o início da Operação Verão 2023/2024. Com isso, há aumento de cerca de 20% no efetivo de guarda-vidas e reforço de ações táticas de prevenção e salvamento.
Sensação térmica chega a 52ºC nesta manhã em bairro da zona oeste do Rio
A sensação térmica no Rio de Janeiro chegou aos 52,7ºC, às 8h desta segunda-feira (13), em Guaratiba, na zona oeste da cidade, de acordo com o Sistema Alerta Rio, sendo a maior sensação de calor registrada para o horário. No começo da manhã, a temperatura mais alta registrada foi de 36,4ºC também em Guaratiba.
Nesse domingo (12), a temperatura no Rio de Janeiro bateu recorde no ano. Os termômetros chegaram a 42,5°C, em Irajá, na zona norte. O recorde anterior havia sido observado no dia 17 de fevereiro, com 41,8°C. Segundo o Alerta Rio, a sensação térmica na estação Irajá chegou a bater 50,5°C, por volta 13h55. O calor levou cariocas e turistas às praias, que ficaram lotadas.
Ao longo da semana, segundo a Climatempo, os dias mais quentes serão na terça-feira (14), e no sábado (18), com mínima de 25ºC e máxima de 40ºC. Há possibilidade de chuva nesses dias.