• Bingen retoma apelo por uma praça para o bairro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/03/2023 03:17

    A luta é mais antiga que a briga pela ligação Bingen-Quitandinha – que já tem 82 anos. O Bingen não tem uma praça para a população incluindo moradores do Capela, Centenário, Manoel Torres, Duarte da Silveira e por aí vai. Vereadores começaram a se movimentar timidamente para conquistar um espaço para o lazer. Uma das alternativas seria transferir aquela estufa de mudas da Comdep na Paulo Hervê (quase dentro do rio) para outro lugar e usar a área.

    Lisinho, lisinho

    E a população já entendeu que não adianta ter ruas lisinhas, lisinhas de asfalto se não houver um sistema de drenagem e escoamento das águas pluviais. A prefeitura vem asfaltando por todos os lados e o pessoal já começa a perguntar como vai ficar a situação com uma chuva forte. Os últimos temporais têm nos mostrado de forma cruel que asfalto e excesso de chuva ocasionam enxurradas. Morro abaixo toma volume e velocidade.

    E na chuva?

    A gente toma como exemplo a Servidão 14, no Alto da Serra, lisinha, lisinha, como mostra a propaganda da prefeitura após o asfaltamento. E muita gente se manifestou nas próprias redes sociais da prefeitura perguntando por onde a água da chuva vai escoar.

    Só asfalto resolve? É o que a população agora quer saber: além a pavimentação feita pela prefeitura, qual o planejamento para drenagem de águas pluviais?

    Operação urbana

    E a prefeitura segue firme na meta de copiar de São Paulo a experiência das operações urbanas consorciadas. Depois da ida do coordenador de Planejamento, Thiago Damaceno, à capital paulista, agora foi a vez de técnicos da secretaria.  As operações envolvem poder público, empresas e moradores em planos urbanísticos. A gente já disse aqui que foram mais longe buscar a experiência, mas aqui na capital tem o Porto Maravilha que é uma operação urbana consorciada.

    Homenagem

    Em homenagem ao aniversário da cidade, o Empório Multimix está tocando – de hora em hora, o hino de Petrópolis em todas as quatro lojas da rede. Os clientes têm adorado a letra e música do autor do hino, Geraldo Ventura Dias (que também é mencionado no sistema de som do Multimix). E daqui a gente aplaude essa iniciativa!

    Ainda vai rolar a terceirização

    A prefeitura anunciou que até segunda-feira vai empossar mais concursados da educação perfazendo total de 506 convocados na última seleção. Vão faltar ainda 371 profissionais a serem empossados.  Mesmo assim, a gente frisa, de novo, que o concurso ficou abaixo das necessidades da rede que vai continuar terceirizando funcionários.  O concurso da Educação previu apenas 877 vagas- 352 vagas para educador de Educação Infantil e secretário escolar e 525 para professores. O concurso não previu cozinheiros, auxiliar de serviços gerais, motoristas, vigias, inspetores, cuidadores, auxiliares de secretaria e por aí vai. Então, são 735 profissionais que deverão continuar sendo terceirizados.

    Dívidas

    O governo do Estado está nos devendo – uma ação da Defensoria Pública foi ingressada na justiça pedindo o equipamento – um novo restaurante popular, em Corrêas, que seria inaugurado em março do ano passado, anúncio feito ainda na gestão interina de Hingo Hammes. Também ficou nos devendo duas unidades do projeto Café da Manhã do Trabalhador nos transbordos de Corrêas e Itaipava.

    Com essa foto linda, a gente lembra que termina amanhã o período de inscrições no projeto Sol, Som & Movimento do Instituto Caminhos da Roça. São aulas de violão, piano, teclado, sanfona, canto coral, violino e capoeira para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Todas gratuitas. As inscrições devem ser feitas na sede do instituto, em Secretário.

    De novo?

    Integrando a programação dos festejos pelo aniversário da cidade promovidos pela prefeitura, o Relógio das Flores vai ser reinaugurado amanhã, às 10h. Mas, péra! Pelo DataPartisans é a 1.867ª ‘inauguração’ do monumento nos últimos anos.

    Mas, gente….

    E hoje, finalmente, o Relógio das Flores tem… flores! Porque passou anos minguado, todo feio, com os turistas fotografando capim e umas mudinhas poucas de flores. Tem meses que a Comdep reformulou os canteiros lá e plantou Beijos, que são aquela maria-sem-vergonha estilizadas, coloridas. E para anunciar a reinauguração do ponto turístico a prefeitura mandou ontem mensagens com fotos antigas, quando o relógio estava aquela derrota… Mas, porque, gente?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas