Barreiras sanitárias continuam mesmo após autorização de funcionamento dos ônibus intermunicipais e interestaduais
As barreiras sanitárias instaladas nos acessos a Petrópolis continuam funcionando normalmente, mesmo após a autorização da Prefeitura para o retorno dos ônibus intermunicipais e interestaduais. De acordo com o governo municipal, o protocolo de controle de acesso à cidade permanece sem alteração, com a aferição de temperatura e checagem do motivo de entrada do visitante.
Até o momento, 25 mil veículos tiveram que retornar para as cidades de origem. As barreiras sanitárias estão instaladas em quatro pontos fixos, no Bingen, Quitandinha, Alto da Serra e em Itaipava. Existem também os controles volantes, em locais determinados pela Prefeitura.
As barreiras sanitárias foram implantadas pela Prefeitura em março, no início da pandemia do Covid-19, para impedir o acesso de pessoas de outras cidades e evitar o aumento de casos no município. Com as medidas de flexibilização iniciadas em junho, quando o comércio e serviços foram autorizados a abrirem as portas, o acesso de moradores de outras cidades começou a ser permitido, no entanto apenas para aquelas que apresentarem voucher de compras nos pólos de moda e/ou da rede hoteleira.
Também é permitido o acesso de pessoas que tenham casa na cidade e apresentem o comprovante de residência. A Prefeitura não informou se há data prevista para o fim das barreiras sanitárias.
Leia também:
Apesar de liberação no estado, cinemas e espaços culturais seguirão fechados em Petrópolis
Estado autoriza volta às aulas presenciais, mas Petrópolis segue sem previsão de retorno