• Após um ano de espera, governo interino anuncia castração de 1,2 mil animais até o mês de agosto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/05/2021 16:32
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Foi sancionada nesta terça-feira (4), a lei do Castramóvel, que cria o serviço itinerante municipal de castração de animais na cidade.

    O município adquiriu um veículo castramóvel em 2019, e o veículo estava parado há pouco mais de um ano aguardando a regulamentação e a compra de insumos para o início do serviço.

    Durante a assinatura do projeto de lei, o prefeito interino Hingo Hammes anunciou que serão feitas 1,2 mil castrações de cães e gatos nas comunidades até agosto.

    Em dezembro do ano passado, a Prefeitura havia anunciado que o serviço de castração itinerante começaria em janeiro de 2021, mas o projeto de lei sequer havia sido submetido à votação na Câmara Municipal. Neste um ano, o veículo ficou guardado no pátio da sede da Secretaria de Defesa Civil.

    Após a publicação da lei em Diário Oficial, a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) vai iniciar um estudo das localidades que apontem para a necessidade de atendimento prioritário; o quantitativo de animais a serem castrados; e os critérios de triagem socioeconômica.

    Segundo a Prefeitura, o processo de compra de insumos para utilização do equipamento está em fase final para a prefeitura iniciar o seu funcionamento.

    Além de ajudar no controle populacional dos cães e gatos, o serviço previne as doenças da esfera reprodutiva e ajudam no controle de algumas zoonoses, como por exemplo a esporotricose. Esse trabalho será feito por uma empresa contratada através de licitação.

    “Para usarmos o castramóvel, ainda é necessário concluirmos os processos de licitação para a compra de insumos. Não é um processo simples, já que no primeiro momento, essa licitação deu deserta”, explicou o prefeito interino, Hingo Hammes.

    A unidade móvel de castração possui duas mesas cirúrgicas, unidades de repouso dos animais, pias para higienização, mesa para anestesia e balanças para pesagem dos animais, geladeira e também banheiro. Dois veterinários vão atuar no Castramóvel, além de um responsável técnico pela atividade.

    “O serviço é itinerante e tem como prioridade regiões consideradas de maior vulnerabilidade e alta incidência de animais em situação de rua. Importante ressaltar que se destinará exclusivamente à castração de cães e gatos, não sendo permitidos atendimentos clínicos ou procedimentos cirúrgicos diversos”, conta João Valois, coordenador de Bem-estar Animal.

    “Esse é mais um avanço da causa animal. Vamos continuar trabalhando para que mais castrações aconteçam de forma gratuita”, disse o vereador Domingos Galante (PSC), que esteve presente durante a assinatura do documento.

    Últimas