• Aplicação de terceira dose em idosos a partir de 80 anos começa na segunda-feira: saiba como será

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/09/2021 18:25
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Idosos a partir dos 80 anos começam a receber a dose de reforço na próxima segunda-feira (20/09). Não é preciso se cadastrar, mas é importante estar atento à caderneta de vacinação, já que a dose de reforço só pode ser aplicada seis meses depois da segunda dose ou da vacina em dose única. Para receber a dose, basta que o idoso retorne ao ponto de vacinação onde recebeu as doses anteriores – Parque Municipal em Itaipava ou Campus da UCP Benjamin Constant, portando documentos e a caderneta de vacinação.

    A aplicação da dose de reforço em idosos faz parte do Plano Nacional de Operacionalização de Imunização contra a covid-19 e prevê a aplicação de mais uma dose do imunizante em pessoas com mais de 70 anos. Em Petrópolis, a aplicação está sendo feita de forma escalonada por faixas etárias, a exemplo do que foi feito na aplicação da primeira dose.

    Na cidade, a dose de reforço começou a ser feita no dia 1º de setembro, inicialmente apenas em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). No dia 13, o município iniciou a vacinação em idosos com mais de 90 anos. Equipes também iniciaram esta semana a aplicação do reforço em idosos acamados. Em paralelo, as equipes de imunização estão vacinando também pacientes imunossuprimidos – pessoas que tem doenças que provocam baixa na imunidade. Estes últimos, no entanto, por serem em maior número (já que, para o grupo de imunossuprimidos, a dose de reforço é indicada a partir de 28 dias após a segunda dose ou dose única), devem fazer o agendamento no site da Prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br.

    Últimas