• Apesar de liberação no estado, cinemas e espaços culturais seguirão fechados em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/08/2020 11:11

    O governo do Estado liberou a reabertura dos cinemas e estabelecimentos culturais em todo o Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (20) para as regiões da Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I e Metropolitana II (que inclui os municípios do Rio, Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói), Noroeste, Norte e Serrana, que apresentam bandeira amarela. Apesar do decreto do Estado, a Prefeitura afirmou em nota que em Petrópolis essas atividades continuam suspensas e não há previsão de quando serão liberadas.

    Na nota, o governo municipal ressaltou que  “desde o início da pandemia o objetivo da prefeitura sempre foi o de proteger a vida dos petropolitanos. Então, com responsabilidade e planejamento, o município começou a flexibilizar alguns setores, baseado nas notas técnicas da Secretaria de Saúde. Por enquanto, permanecem os decretos em relação aos estabelecimentos culturais”.

    De acordo com o decreto estadual, para as salas de cinema, está prevista a retomada parcial com 40% das ocupações ou dois metros de distanciamento, além do cumprimento de todos os protocolos sanitários aplicáveis. Já as salas de teatro, de concertos e centros culturais poderão abrir com um terço das ocupações dos espaços, desde que respeitadas as orientações e as normativas segundo o Protocolo de Segurança Sanitária elaborado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).

    O texto do governo do Estado também estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção respiratória em espaços públicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas estaduais.

    O Estado informou ainda que até o dia 4 de setembro seguem suspensas a realização de eventos com a presença de público, como evento desportivo com público, show, feira, evento científico, comício, passeata, além da permanência, pela população, nas praias, lagoas, rios e piscinas públicas.

    Leia também: 

    Estado autoriza volta às aulas presenciais, mas Petrópolis segue sem previsão de retorno

    Viação Progresso anuncia retorno das viagens intermunicipais, mas volta atrás sem conseguir a autorização da Prefeitura

    Últimas