• ANTT abre consulta pública sobre licitação da BR-040

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/11/2022 03:15

    Anda, ainda que de forma lenta, a relicitação da BR-040, agora com trecho maior (extensão total de 472 quilômetros), de Rio a Belo Horizonte. A previsão era de que o edital seria publicado ainda este ano com a licitação sendo concluída no primeiro semestre de 2023, mas pelo andar da carruagem, deve atrasar. Está em curso uma consulta pública que segue até o dia 1º de dezembro com o objetivo de recolher contribuições ao processo. As opiniões podem ser dadas às minutas de edital e de contrato de concessão, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos estudos de viabilidade. Já na sexta-feira, será realizada uma sessão pública híbrida, a partir das 10h, na sede da Agência em Brasília e com transmissão pelo Canal da ANTT no Youtube.

    Pedágio mais alto

    A gente espera que a bancada do Rio na Câmara dos Deputados se debruce sobre o edital assim como os deputados estaduais. Há quem tenha pescado no edital que se a gente bobear a tarifa, ao invés de baixar, pode é aumentar para quase R$ 20.  O que pode nos salvar é a adoção do free flow, sistema de pagamento proporcional ao quilômetro rodado.

    Subida da serra só em 2028

    Se tudo der certo – e no Brasil tudo pode dar errado – a nova pista de subida da serra fica pronta em 2028 considerando que o edital para a exploração da rodovia prevê obras durante cinco anos. Assim, a obra que deveria ter sido concluída em 2013, se nada mais atrapalhar, será entregue com 15 anos de atraso.

    Para comemorar seus 10 anos da carreira, a Oniblues Band, dedicada ao folk, blues e rock faz uma série de apresentações em praças de Petrópolis e cidades vizinhas.  O primeiro deles é neste sábado,  às 13h, na Praça da Mosela, recebendo como convidado o Trio Dubrá.

    É demais

    Há casos relatos pela imprensa, em todo o país, de ‘lista de petistas’ que, supostamente eleitores de Jair Bolsonaro elaboraram em determinados universos como comunidades ou cidades para que bolsonaristas boicotem os serviços dessas pessoas.

    Essa, não!

    Jura que o ônibus de videomonitoramento da Guarda Civil tá parado ocupando uma baia na Rua do Imperador para coibir os ambulantes não legalizados que ficam na esquina da Paulo Barbosa? Mas, só assistindo, sem sair do ônibus pra dar uma geral?

    Seminário de Enfermagem

    O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto vai promover seminário de enfermagem sobre “Tecnologias em Saúde: a assistência da enfermagem moderna”. O evento será realizado na quinta-feira,  das 8h30 às 13h, na Sala Arthur Sá Earp Neto, no campus da Unifase. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site da instituição.

    Chovendo no molhado

    Na boa: agora que sabem que a prefeitura vai limpar 15 mil bueiros ( que seriam da cidade toda) os vereadores estão fazendo indicação pedindo a limpeza dos bueiros dessa ou daquela rua para quê, exatamente?

    Lista

    Rola uma lista nas redes sociais entre os críticos da gestão Rubens Bomtempo sobre assuntos que estão parados ou andam devagar quase parando. Cita o abrigão da Floriano Peixoto, as reformas da UPA Centro e UBS do Retiro, a limpeza dos bueiros, reforma do Liceu, Palácio de Cristal fechado e até a decoração de Natal. Mas, tem um item mais grave para ser citado: reconstrução de mais de 100 locais atingidos pelas chuvas.

    Contagem

    Faltam 37 dias para o verão.

    Ciúmes de você

    A cada declaração do vereador Yuri Moura dizendo ‘estive com o prefeito Rubens Bomtempo’, os colegas reviram os olhos.  Inveja dessa agenda, ampla, permanente e irrestrita com o prefeito.

    A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2022 está acontecendo no Egito até o dia 18, mas em Petrópolis os Guardiões Ambientais, projeto do Instituto Caminhos da Roça, estão discutindo o tema e mais: propondo ações para preservar o meio ambiente e as condições ideais do clima da região.

    Tudo igual

    É grande a quantidade de contratos que estão sendo prorrogados na gestão Rubens Bomtempo oriundos do antecessor Bernardo Rossi e do interino Hingo Hammes. Para quem reclamava que estas gestões pisavam na bola…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas