• Acipe denuncia uso da ciclofaixa como estacionamento durante ação de marketing de empresas

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  • 02/01/2020 12:07

    A Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) denunciou o uso indevido e o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrido no dia 28 de dezembro, quando as empresas “Dois Entretenimento”, “Expo Petrópolis 2019” e “Calçada da Fama” promoveram um “adesivaço” em carros, que ficaram estacionados na ciclofaixa, próximo ao Fórum de Petrópolis. De acordo com informações das empresas, o espaço foi usado por acreditaerem que ainda estava livre para estacionamento de veículos, conforme estabelecido pela Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) no Plano Tático. A autorização, no entanto, havia terminado no dia 22 de dezembro. 

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    Representantes da associação se mobilizaram, cobrando uma resposta da CPTrans, que deveria ter promovido a fiscalização no local, já que a autorização para estacionamento de carros na ciclofaixa havia terminado. A campanha com a colocação de adesivos nos veículos aconteceu no trecho onde, em outubro deste ano, um ciclista morreu atropelado por um carro ao desviar de veículos estacionados sobre a ciclofaixa.

    A CPTrans informou que não autorizou a ação e que não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso. A companhia incentivou a população a denunciar irregularidades desse tipo pelo telefone 156, frisando que quem estaciona em local proibido está sujeito a multa grave de R$ 195,23 – no caso de ser em vagas para idosos e deficientes, o infrator deve desembolsar R$ 293,47, multa gravíssima e que rende 7 pontos na carteira.

    O Código de Trânsito, em seu artigo 181 inciso VIII, é bem claro ao considerar infração grave, passível de multa e remoção do veículo, o estacionamento “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público”. Durante o período do Natal Imperial, iniciado no dia 12 de novembro, o Plano Tático divulgado pela CPTrans, autorizou às sextas-feiras, entre 18h e 22h e aos sábados e domingos, entre 8h e 22h, que veículos utilizassem a pista sentido bairros, da Avenida Barão do Rio Branco, como estacionamento rotativo de carros de passeio e regulamentou a parada de ônibus e vans de turismo, a partir do número 918.

    A Acipe, no entanto, lamenta o episódio diante do “flagrante desrespeito ao código de trânsito e à vida de ciclistas que utilizam a ciclofaixa para se locomoverem na Avenida Barão do Rio Branco”. Desde a divulgação do Plano Tático do Natal Imperial, a Acipe se posicionou de forma contrária à utilização da ciclofaixa como estacionamento rotativo e parada de ônibus e vans de turismo. Ainda que de forma temporária, em períodos específicos durante os dois meses do evento. Tanto que a associação encaminhou à CPTrans um ofício cobrando uma alternativa para o local. Isso porque a Acipe entende que esse tipo de medida traz mais problemas do que solução. Além de expor quem depende da bicicleta para se deslocar no trecho a um risco maior, causa desinformação. 

    Uma das placas indicando a mudança dizia: “ciclofaixa desativada”. Sem especificar o período. Isso levou muitos motoristas e até ciclistas a se manifestarem nas redes sociais acreditando que a mudança tinha caráter definitivo. E agora, no fim de semana, a empresa que promoveu a ‘adesivação’ dos veículos justificou que confundiu a data de término do plano tático.

    A empresa Dois Entretenimento divulgou uma nota lamentando o ocorrido e afirmando que apoia qualquer iniciativa de melhoria do trânsito e do uso de transporte alternativo. A empresa pediu desculpas pela utilização da ciclofaixa para a ‘adesivação’ de veículos. Na nota, afirma que acreditava que a ciclofaixa ainda estava desativada por conta das vagas para estacionamento do Natal Imperial, reconhecendo o erro e frisando que não voltará a repetir. “Aproveitamos a oportunidade para parabenizar pelas ações em prol de um transporte seguro e o trabalho de conscientização da população. Colocamos ainda à disposição da associação todas as nossas mídias nas redes sociais, que somam mais de 100.000 pessoas, para a divulgação de projetos em prol da educação no trânsito”, afirmou a empresa.

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