• “A Estória de História”, projeto faz homenagem ao aniversário da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/03/2021 17:16
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Contar a história da cidade com algumas riquezas de detalhes, que por muitos pode até ser desconhecidos, essa é a proposta do projeto “A estória da História – Petrópolis antes da República”. O trabalho, que pretende ser mais uma homenagem pelo aniversário de Petrópolis, vai ao ar na próxima terça-feira, dia 16 de março, em quatro episódios. Os vídeos serão veiculados às 10h, 11h, 12h e 13h nos canais digitais da Xdaquestão Produções, no Facebook, Instagram e Youtube.

    O projeto vai destacar informações sobre a construção da cidade e seu desenvolvimento, com a presença de figuras emblemáticas, interpretadas pelo atores Andrea Dutra, Ariel Barbosa, Fábio Branco, Flávia Miranda, Joaquim Eloy, Jonas Raibolt, Luciane Fortunatto, Monica Campos, Nathan Cardoso, Sidney Carneiro e Vania Moreira.

    “A história dos 177 anos de Petrópolis, muita gente já conhece dos livros, das aulas no colégio ou até mesmo em passeios por alguns dos principais atrativos turísticos do município, mas alguns ricos detalhes são desconhecidos por parte da população, com grandes personagens que tiveram papel decisivo na construção da cidade no que é atualmente”, destaca os produtores.

    Serão quatro esquetes com cerca de 15 minutos cada, que vão destacar os seguintes temas: “A Serra da Estrela”, “Cidade Planejada – A Fundação”, “Petrópolis Imperial” e “Conjecturas da Abolição”. Os personagens que compõe os trabalhos serão os Imperadores D. Pedro I e II, Padre Corrêa, Dona Arcângela, Júlio Frederico Koeler, Paulo Barbosa, Imperatriz Teresa Cristina, Rafael – o anjo negro, Princesa Isabel, Amandinha Paranaguá e Adelaine Taunay.

    “É necessário que busquemos quebrar esse tipo de ideia e democratizar o acesso àquilo que é cultural para que as pessoas possam entender que a arte, o patrimônio e a história são acessíveis e pertencem a todos. Que a cultura acontece no dia a dia e que todos nós fazemos parte dela. Dessa forma teremos uma sociedade mais informada, ativa e cidadã”, explica o diretor geral, Maurício Araújo.

    Todo o conteúdo do projeto será disponibilizado posteriormente para a Secretaria de Educação para ser inserido no Educa em Casa. O trabalho utiliza linguagem lúdica e pedagógica, com características de época, através dos cenários e figurinos, além dos textos baseados em informações de pesquisas históricas. O material será disponibilizado ainda com o recurso de libras, para que todos os públicos sejam contemplados.

    Toda a produção conta ainda com o diretor artístico e dramaturgo Paulo Marcos de Carvalho, com a diretora de Produção Carla Coelho, com a pesquisa das historiadoras Maria Angela Gomes e Maria Lúcia Diel, com o intérprete de Libras André da Silva Vieira, figurinos de Eunice Mayer, cenografia de Edison Bordignon e Walkiria Diniz como camareira.

    “Nesse trabalho, o teatro vem para transmitir e orientar conhecimentos àquele que assiste, tendo em vista que o projeto faz jus ao entendimento com a história de Petrópolis e o seu lugar no mundo, no sentido da sua relevância e identidade, ao mesmo tempo, que, aproxima desde cedo a criança”, diz o dramaturgo Paulo Marcos.

    Programação de esquetes

    10h – 1ª esquete – A Serra da Estrela

    11h – 2ª esquete – Cidade Planejada

    12h – 3ª esquete – Petrópolis Imperial

    13h – 4ª esquete – Conjecturas da Abolição

    Leia também: Satura Companhia de Teatro estreia espetáculo com transmissão on-line e gratuita neste sábado (13)

    Últimas