• Satura Companhia de Teatro estreia espetáculo em transmissão on-line e gratuita neste sábado (13)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/03/2021 14:05
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Satura Companhia de Teatro apresenta novo espetáculo O Povo em Pé!, neste sábado (13), às 19h pelo canal do Youtube da companhia. Com exibição gratuita, o novo trabalho foi produzido durante a pandemia, com recursos da Lei Aldir Blanc, com foco na transmissão inicialmente on-line. Com classificação livre a obra traz uma mensagem que alcança não só crianças, mas o público de todas as idades. De forma poética e musical, a montagem promete mexer com a emoção do público ao clamar por mais respeito e cuidado com a natureza.

    Com direção de Fred Justen e texto de Viviane Gonçalves Noel, O Povo em Pé! alarma a degradação da Amazônia. Os personagens centrais, a árvore e o fogo, ganham voz e alertam a população para que tenha maior entendimento sobre os danos que o homem vem causando à natureza, com desmatamentos e queimadas. Encenado por Christiane Carvalho (a árvore) e Gabriel Cândido (o fogo), o espetáculo transporta o público para a história que se passa numa floresta, atingida por queimadas.

    De forma envolvente e educativa o diálogo entre a árvore e o fogo é embalado por músicas originais, de autoria de Fred Justen. O texto expõe a triste realidade da Amazônia ou de qualquer área verde de preservação, que ao longo dos anos vêm sendo destruída seja pelo desmatamento, seja pela queimada criminosa ou inconsciente.

    “Esse é mais um espetáculo com o qual pretendo levar não só entretenimento, mas também uma mensagem que toque a consciência e o coração de cada um sobre a urgência da necessidade de mudança de conduta do ser humano”, destaca o diretor Fred Justen, fundador da Satura Companhia de Teatro. Para a montagem do espetáculo, a Satura contou com a artista plástica Patrícia Kreischer no cenário, composto por painel realista de uma floresta em chamas. “Todo o espetáculo se completa. O cenário e o figurino dos atores estão em sincronia para contar essa história”, ressalta Fred. O figurino foi feito especialmente para o espetáculo pelo figurinista, Luciano Lima.

    Esse será mais um espetáculo a somar no repertório da Satura Companhia de Teatro, que completa 28 anos de estrada em 2021. Entre as produções, a companhia permeia o universo adulto e infantil, com obras em que o teatro musical se sobrepõe. A companhia já contou com a participação de artistas renomados em supervisões para alguns espetáculos. Em 2015 a Satura foi presenteada pela lendária Elke Maravilha, que se tornou madrinha da companhia, quando na época também atuou como supervisora do espetáculo musical, Ópera Insânia.

    Em 2016, a atriz Rogéria foi supervisora do espetáculo Androfóbicas e em 2018, o diretor Moacir Chaves se juntou à companhia para remontar o espetáculo Porão de Baleias. Os trabalhos da Companhia já renderam dois prêmios culturais, o Prêmio Maestro Guerra Peixe 2016 e o prêmio por seleção e apresentação do 1º Intercâmbio de Teatro Internacional de Santa Teresa, no Espírito Santo respectivamente.

    No ambiente digital, a Satura vem descobrindo um novo caminho para alcançar o público, que antes enchia as salas de teatro. Desde que iniciou a pandemia, que resultou no fechamento dos teatros, a Companhia tem usado o canal no Youtube para levar entretenimento ao público. Ao longo de 2020 reprisou alguns dos principais espetáculos em temporadas na plataforma digital e agora, pela primeira vez, produz um espetáculo novo, especialmente para esse período de isolamento social.

    Confira um pouco do conteúdo do novo trabalho no teaser do espetáculo.

    Os atores Christiane Carvalho e Gabriel Cândido dão vida aos personagens do novo espetáculo da Satura/Foto: Tiago Vieira, divulgação Satura

    Ficha Técnica
    Texto: Viviane Gonçalves Noel
    Direção e músicas: Fred Justen
    Elenco: Christiane Carvalho e Gabriel Cândido
    Figurinos: Luciano Lima
    Adereços: Fernando Queiroz
    Cenografia: Patrícia Kreischer
    Visagismo: Satura Companhia de Teatro
    Fotografia, Arte e edição: Tiago Vieira
    Filmagem: Theobald Filmes
    Produção: Fred Justen e Tiago Vieira

    Últimas