• 2023: o ano que Petrópolis teve o que festejar e lamentar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/12/2023 08:00
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    2023 pode ser considerado um ano positivo para o esporte de Petrópolis. Mesmo em meio a mudanças na gestão pública, de um modo geral os atletas, dirigentes e treinadores conseguiram resultados expressivos que marcaram a temporada. Por outro lado, talvez a notícia mais triste tenha sido a aposentadoria de Henrique Avancini, aos 34 anos.

    Mesmo que as corridas de rua não tenham a mesma realização em relação a anos pré-pandemia, mostraram que os petropolitanos estão indo muito bem. Todavia, estamos sem destaques nacionais como já ocorrera em outros tempos. Já no hóquei, as meninas daqui voltaram a ganhar o Brasileiro. E Giugiu Salvini Morgen mostrou crescimento internacional no mountain bike. No futsal, o Corrêas se firmou como potência estadual.

    A dupla Yago Werneck/Ísis Costa se destacou localmente, assim como o crescimento da equipe EloAtle no atletismo; no futebol, o Serrano conseguiu retornar à segunda divisão após anos sem jogar o campeonato. No automobilismo, a equipe sediada na cidade venceu a Stock Car, pilotos como Antônio Vieira e Thiago Rizzo brilharam e, no motocross, Raulzinho e agora Arthur Salvini seguem firmes para brilhar em 2024.

    Serrano confirma que terá time de futebol feminino no Estadual em 2024

    Agora é para valer. O presidente do Serrano, Alexandre Beck, o China, discute internamente a formação de um time de futebol feminino que jogue o Campeonato Estadual do ano que vem. Seja da categoria sub-14 a sub-20, como a Federação de Futebol do Rio impôs aos clubes que jogam as Séries A1 (Carioca) e A2 (Segundona), a obrigatoriedade se tornou um assunto urgente neste fim de ano. Nos próximos dias, anunciará qual será a categoria que o Leão da Serra estará.

    Parceria entre Volta Redonda e Boa Esperança no futebol formará talentos

    Com perfil de alto rendimento, o Volta Redonda e o Boa Esperança acertaram uma parceria no futebol amador. Em janeiro, começa o trabalho que tem à frente uma equipe, que é o petropolitano Fábio Alves, que neste ano comandou o sub-11 do Vera Cruz. Será uma estrutura voltada para escolinha com crianças que estejam iniciando no futebol. Outros polos serão desenvolvidos na Cidade Imperial.

    Piloto de Petrópolis deve anunciar nova equipe na semana que vem

    A petropolitana Giugiu Salvini Morgen pode anunciar na semana que vem a sua nova equipe para a sequência da temporada do mountain bike. Como não renovou com a Sense, após quatro anos de participação na equipe, Giugiu foi sondada por um outro time de ciclismo, que é muito forte e cujo nome vai ser mantido em sigilo até o mês que vem.

    Jogadores da Cidade Imperial cobiçados por grandes clubes do Rio

    A última semana do ano começou com boas notícias para dois jogadores de Petrópolis. Como o Bétis quer abrir uma inscrição para atleta estrangeiro, vai abrir mão de Luíz Henrique, que passou a ser disputado pelo Flamengo e pelo seu ex-clube, Fluminense. E há sondagem do Palmeira com relação a Gabriel Pec, destaque do Vasco.

    São Silvestre sem destaques petropolitanos? A safra de talentos parece escassa

    A melhor marca de um petropolitano na Corrida de São Silvestre segue ainda com Arthur de Freitas Castro em 1988, quando foi o quarto melhor no geral e segundo do Brasil na prova (Delmir dos Santos ganhou na ocasião). Mas a Pé de Vento emplacou duas vitórias na corrida cuja edição 2023 terá largada neste domingo, em São Paulo.

    A prova lançou o trabalho da Pé de Vento para todo o país

    E por falar em São Silvestre e Pé de Vento, a equipe fundada pelo mineiro radicado em Petrópolis, Henrique Viana, no ano de 1983 foi quem soube melhor representar o atletismo petropolitano a nível nacional. Além das duas vitórias (1994 e 2006), classificou atletas para os Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos.

    Enxadrista local garante quarta colocação no Brasileiro por correspondência

    Na reta final de temporada, o petropolitano Marcos Arruda fez jus à fama da Cidade Imperial ser bem-sucedida quando se fala do xadrez. Pela 28ª edição do Campeonato Brasileiro por Correspondência, Arruda ficou em quarto lugar entre 17 participantes. Com estes resultados, ele assegurou o título de Mestre Internacional por correspondência.

    Últimas