• 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis abre inscrição para artistas da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2021 10:29

    Começam amanhã, dia 1º março, as inscrições para 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis, tradicional evento artístico da cidade que terá nova edição promovida inteiramente on-line e gratuita. O evento vai premiar os 10 espetáculos em diferentes categorias. A programação se estenderá por dez dias e abrangerá além das apresentações teatrais, oficinas, lives de bate papo e música, seminário e uma série de interações que visam movimentar o cenário artístico da cidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março. O edital com informações para a inscrição pode ser acessado no site oficial da Mostra de Teatro, que vai estar liberado a partir desta segunda-feira (1/3).

    Além de realizar a 11ª edição inteiramente em plataforma digital, por meio do canal do Youtube, Facebook e Instagram, outra novidade deste ano é a premiação. Os 10 trabalhos selecionados por curadoria receberão premiação em troféu por: melhor espetáculo, direção, texto, ator, atriz, trilha sonora, cenário, figurino, inovação e categoria especial. Além da premiação com troféu, a Mostra de Teatro vai direcionar R$ 6 mil aos trabalhos escolhidos.  O evento abrirá espaço para trabalhos voltados para o público adulto ou infantil.  A realização de forma digital foi alternativa por conta das medidas de segurança devido à pandemia e o evento recebe o incentivo da Lei Aldir Blanc – #FomentaFestivalRJ.

    Leia também: Projeto de proteção animal realiza feira virtual de adoção neste domingo

    Os artistas e grupos de teatro da cidade terão até o dia 10 de março para inscreverem seus trabalhos em vídeo. Não há limite de número de trabalhos propostos por cada participante, mas apenas dois do mesmo autor poderão ser selecionados. Todos os projetos inscritos passarão por análise da curadoria entre os dias 11 e 14 de março. Para a seleção dos trabalhos, a mostra conta com a gestora cultural Sueli Azevedo e a produtora, Marcia Ganem.

    Não há exigência para trabalhos inéditos, mas para os que ainda estiverem em produção no período de inscrição, poderá ser apresentado um vídeo de apresentação com a defesa do projeto para a análise da curadoria. O vídeo com o espetáculo concluído deve ser entregue até o dia 15/3, mesmo dia em que haverá a divulgação dos selecionados. Os vídeos dos trabalhos concluídos e até já apresentados, devem ser enviados em formato de link que já deve estar postado em plataforma digital e, se for selecionado peal curadoria, no dia 15/3, o material original deve ser enviado por link de transferência de dados. A exibição dos espetáculos será realizada entre os dias 18 e 27 através do site do evento. Os espetáculos, que terão tradução em libras, ficarão disponíveis ao público e no dia 28/3, a 11ª Mostra de Teatro tem o encerramento com live para anúncio da premiação por categorias.

    De acordo com a organização da 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis, a ideia é proporcionar um amplo movimento cultural e social. “Temos na memória o quanto a mostra movimentou a cidade no passado e a nossa proposta é fazer com que o evento se fixe de forma definitiva como patrimônio cultural e seja considerado na agenda anual da cidade”, destacou a atriz e produtora do evento, Simone Gonçalves, do Grupo Teatral Povo do Cafundó, que lembra que a primeira edição da Mostra de Teatro de Petrópolis foi realizada em 1983 e na época, tinha como objetivo reunir em um único evento as produções de teatro locais.

    Mostra de Teatro tem jurados renomados para a avaliação dos espetáculos

    O corpo de jurados da 11ª Mostra será presidido pelo crítico teatral Sérgio Fonta, com a participação da atriz Iléa Ferraz e pelo produtor Sandro Rabello, que irão selecionar os artistas. Além do prêmio em dinheiro, a Mostra terá ainda um troféu, feito exclusivamente para o evento pela artista plástica e atriz Flavia Miranda.

    Leia também: Hipershopping promoverá aulas gratuitas de alongamento a partir de março

    Artistas e público interessados poderão participar de uma série de eventos, todos on-line, como lives de pocket-show e oficinas como a de “Vivência Teatral”, com a atriz Iléa Ferraz; e a promovida pelo diretor da Armazém Cia de Teatro, Paulo de Moraes, “Compor a Cena”. “Nossa intenção é criar um ambiente de confraternização entre os artistas da cidade, para que uns assistam os espetáculos dos outros e possam juntos participar dessa vivência, com artistas convidados na intenção de trocar experiências”, pontua Sandro Rabello.

    Últimas