• Museus administrados pelo município aumentam visitação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2020 17:35

    Petrópolis tem percebido, a cada ano, um aumento no número de visitantes que vêm em busca de conhecer os patrimônios históricos e culturais do município, além de aproveitar as belezas naturais que a Cidade Imperial oferece em meio aos seus inúmeros circuitos turísticos. Prova disso é o movimento cada vez maior nos museus – que pertencem ao carro chefe do turismo por aqui. Só no ano passado, Museu Casa do Colono e Museu Casa de Santos Dumont, ambos administrados pela prefeitura, registraram crescimento de 23,7% e 15,3%, respectivamente, na comparação com 2018. 

    Investimentos no setor, como a ampliação dos eventos do município– só a Bauernfest e o Natal Imperial atraem, juntas quase um milhão pessoas – e a parceria com a iniciativa privada; a maior participação em feiras do setor para aumentar a divulgação do destino Petrópolis; o incentivo ao empresariado do trade; a busca por recursos federais para a reforma dos atrativos – como o Theatro D. Pedro, que já está em obras -; entre diversas outras estão entre as ações que vêm fazendo o número de visitantes ultrapassar a casa dos 2 milhões por ano. 

    Leia também: Museu Imperial: um passeio pela história do Império

    “Os números têm mostrado o potencial de Petrópolis para o turismo e como o investimento no setor faz toda a diferença. Um setor que ficou esquecido por anos, mas que é fundamental para a economia do município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. 

    Pelo Museu Casa de Santos Dumont passaram 185.921 visitantes em 2019. O número é 15,32% maior do que o registrado no ano anterior, quando 161.215 pessoas conheceram um pouco mais sobre a vida e as invenções de uma das mais conhecidas personalidades do país. Já no Museu Casa do Colono, que ajuda ao turista entender os costumes e como viviam os primeiros colonos alemães, registrou no ano passado 24.298 visitantes entre turistas e petropolitanos, ou seja, 23,72% a mais do que em 2018, quando o número foi de 19.640. Na mesma linha de crescimento também está o Museu Imperial, conhecido em todo país, com aumento de 13,89% na comparação entre 2019 e 2018. 

    “O turismo em Petrópolis cresceu, nos últimos três anos, o que não evoluía há mais de 10 anos. Estamos cuidando do patrimônio histórico, investindo nos eventos – que ajudam a atrair turistas e movimentar toda a cidade -, divulgando o município para fora, mostrando o que temos de melhor. O setor é um dos pilares da nossa economia e caminhando para ser o principal, porque temos potencial para isso”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

    Leia também: Museu Imperial terá recursos do BNDES para investir em segurança

    Últimas