• MPE e MPF dizem que, para seguir com flexibilização, Petrópolis terá que ampliar testagem da população

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/07/2020 09:47

    Enquanto a Prefeitura de Petrópolis não aumentar a quantidade de testes de Covid-19, não poderá retomar as atividades nos setores ainda não não autorizados a funcionar. Em reunião realizada na quarta-feira (1), entre representantes do governo e dos ministérios públicos Estadual e Federal, os procuradores demonstraram preocupação com a baixa quantidade de exames realizados na cidade, o que para eles, não garante segurança para seguir com a flexibilização.

    Boa parte do comércio e serviços já funciona, com autorização dada nos dias 1º e 15 de junho. Ainda estão proibidos de reabrirem os serviços incluídos na linha vermelha, última etapa da flexibilização, onde estão as academias de ginástica e similares; as escolas e universidades; os pontos turísticos e parques; os cinemas e teatros; os bares; a circulação dos ônibus intermunicipais entre outros.

    Na reunião, os procuradores esclareceram que inicialmente se manifestaram em concordância com o plano de retomadas das atividades apresentado pela Prefeitura, que teve como base quase que exclusivamente a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, eles, agora, eles ressaltam que “não se pode esquecer a necessidade de avaliação dos parâmetros epidemiológicos e de vigilância em saúde para o avanço seguro das medidas de flexibilização, destacando que tais parâmetros são reconhecidos por organismos como a OMS e a FIOCRUZ como indicadores seguros para tanto”.

    Leia também: Atividades religiosas só devem ser retomadas após ampliação da quantidade de testes para Covid-19

    Os procuradores frisaram que, por esse motivo, têm exigido a ampliação da testagem da população. Eles reafirmam ainda que essa medida deve estar aliada à definição de critérios técnicos que permitam averiguar de forma mais fidedigna as taxas de prevalência, a incidência, a letalidade, assim como a implementação de medidas efetivas de vigilância epidemiológica (com a busca ativa, a testagem e o isolamento social de sintomáticos e contactantes).

    A Prefeitura informou na reunião que deve realizar 15 mil testes rápidos pelo sistema de Drive Thru e nas unidades básicas de saúde e se comprometeu a informar aos ministérios públicos Federal e Estadual, até o fim desta quinta-feira (2), qual será o cronograma de realização desses exames. O governo municipal disse ainda que está finalizando a compra de mais testes para detectar o novo coronavírus e que, até o momento, foram feitos cerca de 3.815 testes rápidos.

    A Prefeitura também apresentou aos procuradores a matriz de risco atualizada, mostrando que a cidade continua com risco moderado. O governo municipal informou ainda que o número de atendimentos de pessoas com síndrome gripal nas portas de entrada desde a reabertura das linhas branca e laranja manteve-se estável, se comparado com os dados anteriores à retomada das atividades econômicas. 

    Últimas