Atividades religiosas só devem ser retomadas após ampliação da quantidade de testes para Covid-19
Os ministérios públicos Estadual e Federal recomendaram à Prefeitura de Petrópolis que só autorize o retorno das atividades religiosas após a ampliação da quantidade de testes do novo coronavírus. Havia expectativa de que houvesse autorização para a retomada no dia 5, assim como no Rio. A volta das missas, cultos e celebrações foi um dos temas da reunião entre representantes do governo municipal e os procuradores realizada na quarta-feira (1).
Para os procuradores, antes de permitir a realização dessas atividades é preciso aumentar o percentual da população testada. Eles querem que o município faça 15 mil testes (50 testes para cada grupo de mil habitantes) e analise os resultados. Para o MP, o quantitativo permitirá verificar a parcela da população que já teve contato com o vírus, garantindo uma verificação mais segura da situação epidemiológica em Petrópolis.
Na reunião, os representantes da Prefeitura se comprometeram a entregar até o fim desta quinta-feira informações sobre o tempo necessário para aplicação dos 15 mil testes e a proposta, por escrito, referente à retomada das atividades religiosas. As igrejas, templos e terreiros estão sem realizar celebrações desde março, quando teve início a pandemia do Covid-19.
Quanto ao levantamento sobre o quantitativo de templos no território, o governo municipal informou que está sendo realizado pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e que deve ser finalizado nos próximos dias.
Leia também: Mulher agride funcionários em loja de cosméticos após se recusar a passar álcool gel nas mãos