Maternidade do HAC inaugura 17 novos leitos
A maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebeu nessa quarta-feira (15) 17 novos leitos. Agora a unidade disponibiliza 66 vagas específicas para o atendimento à mulher e maternidade em geral. A obra, orçada em R$ 13 milhões, foi realizada por meio de convênio entre o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) e a prefeitura. Também foram investidos de R$ 7,8 milhões na aquisição de equipamentos para anestesia, incubadoras, monitores, mesas cirúrgicas e desfibriladores, entre outros entre outros materiais para uso no hospital.
Os leitos da maternidade do HAC estão divididos entre unidades de pré-parto, parto e pós-parto, e incluem também leitos de observação, internação clínica, maternidade e isolamento. Com o aumento das vagas, a secretaria de Saúde planeja ampliar também a equipe de saúde da unidade, com a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de acordo com a demanda. A ala da maternidade disponibiliza ainda 10 leitos de UTI Neonatal e três de pediatria para o atendimento de emergências. O hospital realiza, em média, 250 partos por mês.
Leia também: Profissionais da saúde demitidos do HAC e UPAs durante a pandemia não receberam os direitos trabalhistas
De acordo com a prefeitura, o total de vagas de maternidade disponíveis em Petrópolis ultrapassa o número de 60 leitos preconizado pelo Ministério da Saúde, que leva em conta a população da cidade. “Vamos conseguir acolher ainda melhor os papais e mamães que precisarem de atendimento e internação pelo SUS em toda a cidade. Essa parceria com a UNIFASE/FMP é de fundamental importância para a saúde do município”, disse o prefeito Bernardo Rossi durante a inauguração.
Entre as obras recentes realizadas no HAC, por meio da parceria entre a UNIFASE/FMP e a prefeitura, destacam-se a reforma do Centro Obstétrico e a inauguração da Sala Lilás. Ainda há previsão de entrega de um banco de leite e de novos leitos para a UTI pediátrica. Com recursos próprios do município, a prefeitura também reinaugurou o laboratório de análises clínicas em um espaço mais amplo, capaz de atender tanto pacientes internos do hospital quanto a população em geral.
Leia também:
Dos mais de 12 mil pacientes testados para Covid-19 em Petrópolis, 24% tiveram resultado positivo
Covid mata mais grávidas no Brasil do que soma de todos os outros países, aponta estudo