• Incêndio no Parque Nacional é controlado após seis dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/08/2020 08:00

    Equipes que integram a força-tarefa de combate ao incêndio florestal encerraram o combate ao incêndio que atingiu o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) nesta semana. Hoje (9) foi o sexto e último dia de combate.

    Após o sobrevoo nesta manhã, a equipe verificou que não existiam mais focos ativos e que a queimada estava sob controle. Há apenas um ponto de calor ativo com uma pequena fumaça próximo ao Ajax que já está sendo controlado e isolado. De acordo com a equipe, o ponto será monitorado ao longo do dia.

    Leia também: Equipes da força-tarefa vão para o sexto dia de combate ao incêndio no Parque Nacional

    O Corpo de Bombeiros informou que está recolhendo as equipes, desmobilizando-as do Açu e do posto de Comando na Fazenda Marambaia.

    O fogo começou na manhã de terça-feira (4) e se alastrou por todo o entorno da Pedra do Açu, uma área de difícil acesso, pela distância e altitude, tendo sido provocado pela queda de um balão. Na sexta-feira (7), o fogo havia sido controlado. Porém, neste sábado (8) um novo foco de incêndio foi combatido na Estrada do Bonfim, em Correas. Segundo os bombeiros, este foi mais um foco com indícios de ter sido provocado por ação humana. 

    Leia também: Incêndio no Parque Nacional é controlado após quatro dias: fogo destruiu o equivalente a 300 campos de futebol

    O fogo atingiu a parte baixa, na entrada do Parnaso, e chegou próximo as casas. No fim da tarde de ontem (8), equipes dos bombeiros conseguiram extinguir o foco. 

    A operação foi retomada neste domingo (9) com o objetivo de fazer o rescaldo nos pontos onde ainda havia fumaça.

    Assita aos vídeos:

    Últimas