• Histórias do comércio serão eternizadas em livro que será lançado no próximo sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2020 09:12

    “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje” é o título do livro a ser lançado, no dia 25 de janeiro, em solenidade na Casa de Cláudio de Souza, que tem como autora a jovem jornalista Carolina Freitas, 21 anos. O livro é resultado do projeto desenvolvido por ela, desde março de 2018, na Tribuna de Petrópolis, com a publicação de matérias falando de estabelecimentos comerciais que fecharam suas portas, mas deixaram saudades e grandes histórias. “Não podia imaginar que ao falar da Musical encontraria tantas histórias de amor iniciadas na loja”, comenta a jornalista. 

    O projeto de escrever sobre o comércio da cidade surgiu com as pesquisas da jornalista na Biblioteca Municipal. Ao pesquisar sobre a história da cidade, tendo como foco inicial os pontos turísticos, Carolina logo percebeu que havia pouco material sobre os tradicionais pontos comerciais da cidade. Como qualquer ideia inovadora e empreendedora, no início, sentiu que havia certa desconfiança se conseguiria escrever e isto pela idade e por não ter conhecido a maioria do comércio que virou tema de suas matérias. 

    Leia também: Histórias do comércio antigo de Carolina Freitas vão virar livro

    Mas, para a jovem jornalista, isto não foi problema e aos poucos, contando inicialmente com apoio de historiadores, começou o trabalho, que hoje é reconhecido por muitos como de grande importância para manter viva a história da cidade. Ela não esconde que as matérias respondem primeiro a sua curiosidade em conhecer uma cidade que não viveu e depois falar de uma época que muitas pessoas sentem saudade. “Hoje consigo compreender por que as pessoas falam com saudade de uma época onde havia uma harmonia, com um comércio familiar e na maioria das vezes com um atendimento personalizado”, comenta a autora do livro.

    Para Carolina Freitas, as matérias somente alcançaram seu objetivo por causa dos personagens que ajudaram a contar a história de cada estabelecimento comercial. Ela afirma que eles foram fundamentais e, por isso, ver 44 matérias sobre o comércio compiladas num livro “é um grande privilégio e acredito que tudo deu certo por haver neste trabalho um diálogo com o leitor. Os personagens que fizeram parte das matérias me ajudaram a escrever”, frisando que “hoje estou mais confiante e com conhecimento para continuar neste projeto com a experiência que os personagens me passaram”. 

    O livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje” na verdade é apenas um dos resultados do trabalho desenvolvido no resgate da história do comércio da cidade. Ano passado, em abril, ela recebeu o Prêmio de Jornalismo da Academia Petropolitanas de Letras (APL), quando o acadêmico Paulo Cesar dos Santos manifestou o desejo de fazer uma coleção em homenagem a sua esposa e gostaria que o primeiro livro fosse com as matérias produzidas por Carolina Freitas. 

    Após este prêmio, o blog “petropolisoblentes.com.br”, onde a jornalista reúne as matérias publicadas anteriormente no jornal Tribuna de Petrópolis, foi indicado pelo grupo Role Carioca como site onde as pessoas encontram informações interessantes sobre pontos históricos da cidade. O Role Carioca é um grupo que reúne pessoas para visitar cidades e conhecer sua história e pontos interessantes de cada município visitado. O trabalho desenvolvido pela jornalista também rendeu uma indicação ao Prêmio Maestro Guerra Peixe na categoria comunicação. 

    A escritora Carolina Freitas

    Leia também: Armazém Pompim: o rei dos ovos

     

    Últimas