• Empresa responsável pela iluminação de Natal já registrou três boletins de ocorrência por vandalismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/11/2019 17:48

    A Prefeitura divulgou no fim da noite de sexta-feira (16) novas ocorrências que estão prejudicando a iluminação do Natal Imperial. A empresa responsável pela instalação das lâmpadas e decoração da festa registrou mais vandalismo: os cordões de LED das árvores estão sendo cortados em diversos pontos da cidade, provocando falhas no sistema. Um conector também foi desligado na altura da ponte da Avenida Koeler, em frente ao prédio da prefeitura, o que ocasionou o desligamento da iluminação naquela altura. A empresa responsável pela iluminação já registrou os casos na delegacia. Representantes da prefeitura também farão o registro de ocorrência na delegacia. Além disso, a Polícia Militar já foi acionada e reforçou o policiamento no local em apoio à Prefeitura.

    A empresa responsável pela montagem da iluminação e decoração registrou três boletins de ocorrência na delegacia nesta sexta-feira (15.11). Todo o dano provocado pela ação de vândalos está sendo consertado durante todo dia. Cerca de 20% da iluminação precisou ser refeita nesta sexta, resultado da ação de vândalos.

    Na Av. Koeler, foram furtados 400 metros de cabos, foram arrebentados conectores na ponte que liga os dois lados rua e houve corte na fiação enrolada em várias árvores. Todo esse serviço está sendo totalmente refeito pela empresa também nesta sexta. Outro local que está recebendo reparos é a ponte na Praça da Liberdade, que tiveram conectores roubados – os equipamentos serão repostos.

    Na Rua do Imperador, também houve corte na fiação com microlâmpadas de LED colocadas nas árvores, deixando apenas parte da iluminação funcionando normalmente. O mesmo aconteceu em frente ao Theatro D. Pedro. Em ambos os casos, o trabalho também foi todo reparado.

    Na Roberto Silveira, 23 árvores tiveram a iluminação vandalizada. Na Koeler, foram 30. Já na Rua Imperador, mais de 20 árvores sofreram com as ações criminosas.

    Ainda foram registradas ações criminosas nas árvores de Natal montadas no Quitandinha e no Bingen. O prejuízo ainda está sendo avaliado, mas ambas voltarão a ser acessas.

    Equipes da empresa e da Prefeitura trabalham desde a noite desta quinta-feira (14.11) – dia da inauguração do evento – na manutenção do sistema. A chuva também atrapalhou o serviço de manutenção. Técnicos responsáveis pelo serviço informaram que o vandalismo tem acontecido em pontos chaves da iluminação. O Palácio de Cristal também sofreu com a ação dos vândalos, mas o problema já foi resolvido.

    A Guarda Civil está reforçando ainda mais o patrulhamento no Centro Histórico para coibir o vandalismo. Além disso, o Ciop é ainda uma ferramenta utilizada para coibir a ação dos vândalos e caso alguma ação seja registrada, a Polícia Militar será acionada para agir no flagrante e as imagens serão repassadas para a Polícia Civil. 

    O Natal Imperial é, junto com a Bauernfest, uma das festas que mais atraem turistas ao município. Só no ano passado, a festa movimentou R$ 300 milhões na economia com a vinda de 450 mil visitantes. “É um evento que traz recursos para o município, que movimenta todo o comércio, hotéis, restaurantes, todos os setores de serviço. O vandalismo na iluminação só prejudica os próprios petropolitanos”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio.

    Com o trabalho dia e noite de manutenção, a expectativa é que toda a iluminação funcione normalmente. Em caso de chuva forte, parte do serviço de manutenção precisará ser temporariamente interrompido.

    Leia também: Palácio de Cristal serviu de estacionamento para comitiva do governador na abertura do Natal Imperial

     

    Últimas