• Coronavírus: viagens adiadas e corrida às farmácias em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/02/2020 17:07

    Ainda que não haja casos suspeitos do coronavírus em Petrópolis, a confirmação de um caso em São Paulo, na última quarta-feira, levou muitas pessoas a recorrerem a farmácias e lojas de produtos hospitalares em busca de máscaras e álcool em gel. Nessa quinta-feira (27), lojas do Centro tinham finalizado o estoque e estavam fazendo encomendas para suprir a demanda.

    Leia também: Petrópolis prepara plano de contingência para coronavírus

    “A procura começou hoje [quinta-feira], o meu estoque da máscara N95 acabou. O álcool em gel também está no fim, fiz a encomenda e entregam amanhã (sexta-feira)”, contou a comerciante Margarete Rose, da loja de produtos hospitalares Almed. Segundo ela, está encontrando dificuldade para a compra junto aos fornecedores. Antes da confirmação no Brasil, as vendas estavam concentradas na exportação. “Alguns fornecedores estavam limitando o número de produtos para cá, mas agora com a confirmação no Brasil talvez aumentem as vendas. Sei que em São Paulo estão dizendo que está sem estoque”, disse.

    Leia também: Nova Friburgo tem um caso suspeito de coronavírus

    Até mesmo as máscaras descartáveis estão sendo procuradas. Segundo os comerciantes, a procura tem sido feita por petropolitanos que vão viajar para dentro e fora do país. O comerciante Antony Pizzi, contou que registrou um aumento de 80% nas vendas antes mesmo da confirmação de casos suspeitos no Brasil. “Já estava antes, mas com o registro dessa semana aumentou a partir de ontem. Tanto a venda atacado quanto varejo”, disse. 

    “As pessoas pedem como um kit máscara + álcool gel. Acho que teve um desespero de início”, disse Margarete. 

    Preocupados, petropolitanos estão adiando viagens para países com casos confirmados

    Preocupados com a infecção pelo vírus, petropolitanos estão adiando e até mesmo cancelando as viagens. Agências de turismo relatam que apesar das suspeitas e casos confirmados, as companhias aéreas não estão fazendo a isenção da multa. O Procon-RJ alerta para que o consumidor fique atento às alternativas para o reembolso, reacomodação ou execução do serviço por outra modalidade de transporte. 

    Ana Monteiro, da Objetiva Tour, disse que ainda não houve cancelamentos, mas os clientes estão preocupados com o avanço do vírus nos países onde há casos confirmados. “Por enquanto cancelamento ainda não tivemos, as pessoas estão aguardando. As viagens que temos para a Europa em locais onde há confirmação do vírus, estão marcadas para os próximos meses. Então esses clientes estão aguardando por enquanto para tomar uma decisão. Muitos viajaram antes de estourar os casos na Europa”, disse. 

    Leia também: Petropolitano que vive na Itália conta detalhes sobre situação do país após chegada do Coronavírus

    Boa parte das agências que conversaram com a Tribuna, por terem viagens marcadas para os próximos meses, e por não serem para países que estão com casos confirmados, os passageiros estão aguardando para fazer o cancelamento ou adiamento da viagem. 

    “Nós tivemos um cancelamento de um casal que estava em Florenza, e voltariam só no dia 4 de março. Como a cidade está toda fechada, eles resolveram interromper o pacote e voltam nesta sexta-feira”, contou a funcionária Amanda Costa, da Tempus Cambio Turismo. Segundo ela, um grupo que viajaria para a China em agosto também desistiu da viagem. A China é o país com o maior número de casos notificados até agora, mais de 78 mil pessoas contraíram o coronavírus. 

    Segundo Amanda, os clientes estão tendo dificuldades no cancelamento porque as companhias aéreas não estão isentando da multa, ainda que seja em países com confirmação do vírus. Até o momento, as autoridades sanitárias nacionais e internacionais não recomendaram a interrupção de voos para regiões com casos confirmados, mas em razão das notícias sobre o avanço do vírus, existe a possibilidade tanto de consumidores e companhias aéreas desejarem cancelar os voos para alguns destinos. 

    Para estes casos, o Procon-RJ alerta que se o cancelamento for por parte da companhia, o consumidor deve observar o disposto na Resolução n° 400/2016 da ANAC, em especial o art. 21, que prevê alternativas para o consumidor. Nestes casos o reembolso deverá ser integral, reacomodação ou execução do serviço por outra modalidade de transporte.

    Em caso de cancelamento realizado pelo consumidor, este deve verificar a previsão contratual, pois existem regras específicas para cada tipo de compras. Algumas, por exemplo, são de caráter promocional e, por isso, estabelecem multa em casos de cancelamento, outras são compradas através de pacotes turísticos e também preveem multa.

    Além disso, segundo o Procon RJ, as alterações realizadas de forma programada pelo transportador, em especial quanto ao horário e itinerário originalmente contratados, deverão ser informadas aos passageiros com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.

    Leia também: Estado do Rio investiga nove casos suspeitos do novo coronavírus

    Últimas