• CIE no Caxambu recebe os jogos do Jeups em março

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2020 15:31

    Um espaço voltado para a iniciação esportiva e também ao alto rendimento. Quase dois anos após a inauguração, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no bairro Caxambu, se tornou o principal ginásio público poliesportivo do município. Desde 2018, o local recebe competições infantis e universitárias, que neste ano começam a ser disputadas no dia 31 de março, com as partidas de futsal dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). O espaço recebe ainda etapas de torneios regionais e nacionais, que reúnem atletas de diversas regiões do país.

    Além dos eventos, o CIE atende a cerca de 800 adultos e crianças mensalmente em 14 modalidades esportivas e tem a capacidade para contemplar até duas mil pessoas com as atividades. A prefeitura estuda a possibilidade de aumentar o número de esportes oferecidos dentro do complexo, como, por exemplo, a inclusão de aulas de boxe nos próximos meses, como explica o prefeito Bernardo Rossi.

    Leia também: Futsal será a primeira modalidade em disputa no Jeups

    “Cada vez mais queremos que a população esteja usando o ginásio e vamos aumentar o número de modalidades oferecidas. Também organizamos um torneio de futsal para os times da comunidade. Essa integração garante o espaço sempre bem cuidado, organizado, incentivando também o esporte na comunidade como um todo”, disse prefeito. 

    Neste momento, são oferecidas aulas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê, judô e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h, para o público infantil. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica, alongamento e bocha adaptada. A comunidade conta também com um horário para o futsal adulto masculino, atendendo a um desejo antigo dos moradores do Caxambu.

    “O esporte é uma prioridade da nossa gestão, por ser uma ferramenta importante de prevenção a doenças. O investimento nos bairros é algo inédito e vai beneficiar mais de 20 mil pessoas diretamente. Estamos incentivando que a população da cidade fique mais ativa, melhorando os equipamentos esportivos que já existem e inaugurando novos espaços”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que inaugurou o CIE no Caxambu em março de 2018.

    Leia também: Inclusão do e-sports no Jeups segue tendência mundial

    Além do CIE, a atual gestão já entregou as quadras comunitárias dos bairros Morin e Pedras Brancas. Estão em obras os espaços na Comunidade do Alemão, Vila São José, Posse e Oswaldo Cruz. No Vale do Carangola e no Amazonas (Quitandinha), os trabalhos terão início em breve. Também irão passar por intervenções as quadras no Independência e Bairro da Glória.

    “Vamos aproveitar estes espaços para a instalação de programas que atendam as comunidades. O Programa Segundo Tempo, do governo federal, será a próxima novidade”, conta Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer.

    Últimas