• Buraco interdita meia pista da Rua Madre Francisca Pia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2020 12:19

    Via afundando, buracos e paralelepípedos desnivelados. Esses são os problemas que assolam os moradores da Rua Madre Francisca Pia, no Quarteirão Ingelheim, há, pelo menos, três meses. Com a falta de uma manutenção eficaz no local, eles temem ficar sem acesso as suas casas e estão preocupados com os riscos de acidentes. 

    A rua passou por manutenção na rede esgoto em dezembro e em janeiro, mas em um trecho, que não chega nem a um quilômetro, pelo menos três problemas dificultam o acesso não só dos moradores, mas de todos os motoristas que utilizam a via como forma alternativa de chegar à Mosela.

    Segundo um morador, equipes da Subconcessionária Águas do Imperador, estiveram no local em duas ocasiões nos últimos dois meses fazendo manutenção na rede de esgoto, porém o problema permanece sem uma solução efetiva, já que um dos trechos voltou a apresentar problemas. Há duas semanas, um novo buraco se formou no mesmo local, ocupando mais da metade da via. 

    Leia também: Moradores contratam capina para Rua Jamiro Guarizzi

    “Em um trecho de 20 metros, é a terceira vez consecutiva que a rede se rompe. Eles vêm aqui, fazem o reparo e pouco tempo depois outro buraco se abre. Desta vez, além da cratera, outro local que já foi consertado já voltando a ceder. Se ninguém fizer nada, vamos ficar com a via completamente interditada”, reclamou José Alves, lembrando que a via tem um intenso fluxo de veículos e serve como ligação entre o Quarteirão Ingelheim e a Mosela. 

    Mas não é apenas o buraco que gera apreensão. Os trechos em desnível, bueiros entupidos e a falta de recolhimento de entulho também atrapalham quem mora ou passa por ali. “Toda a rua está em estado precário por vários motivos. Quando eu fiz o chamado para o reparo no mês passado, por exemplo, eu avisei que o reparo feito em dezembro estava com problema de novo, mas ele vieram e ignoraram. Arrumaram o problema visível que tinha na hora e o local voltou a afundar, além de outros estarem surgindo”, continuou o morador.

    Em nota, a Prefeitura informou que promoveu ações de manutenção de calçamento na segunda quinzena deste mês de fevereiro e vai voltar a atender outros pontos da Rua Madre Francisca Pia.

    Leia também: Manutenção precária de ruas e de vegetação tira 4 ônibus de circulação com letreiros quebrados nos distritos

    Sobre o entulho, a Comdep voltará a promover o serviço no local. E Ressaltou que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800.

    A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042 e para a Comdep pelo 2292-9500. A Fiscalização de Posturas irá ao local para identificar os responsáveis pela irregularidade. A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822.

    A Águas do Imperador também foi questionada sobre a situação, mas até o fechamento dessa matéria não houve resposta.

     

    Últimas