• Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 aumentou cerca de 195% em sete dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2020 15:30

    Em sete dias, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública de saúde aumentou cerca de 195%. De acordo como os boletins divulgados pela Prefeitura de Petrópolis, no dia 24 de novembro a ocupação estava em 22,86%. Nessa terça-feira (1º), a taxa passou para 65%.

    Há uma semana, de acordo com os dados da prefeitura, havia 53 pessoas internadas nos leitos  exclusivos para pacientes com Covid-19. Na terça, 107 vagas estavam ocupadas. Ou seja, em apenas sete dias, houve um aumento de aproximadamente 101% na taxa de ocupação na rede pública de saúde.

    Leia também: Aumento de internações leva Defensoria Pública a recomendar a Prefeitura a criação imediata de mais leitos de UTI-Covid em Petrópolis

    Segundo a prefeitura, o município possui 75 leitos de UTI exclusivos para a internação de pacientes do novo coronavírus e, se necessário, poderá realizar a ampliação para atender à demanda da cidade. No Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA – antiga Casa Providência, no Valparaíso), por exemplo, dos 37 leitos pactuados, 25 estão sendo utilizados e 12 estão disponíveis para as internações, informou o governo municipal.

    “As equipes médicas são montadas estrategicamente, de acordo com a necessidade de internação nas unidades. Leitos e equipamentos estão disponíveis para atuação imediata. O que vimos acontecer nos últimos dias foi um crescimento no número de internações. Se preciso, mais dez leitos poderão ser remanejados nesta unidade. São vagas no primeiro andar que, hoje, estão destinadas aos pacientes das demais enfermidades não relacionadas à covid-19, mas, caso seja necessário, poderão ser revertidas às internações dos pacientes da pandemia”, afirmou a secretária de saúde, Fabíola Heck.

    Leia também: Hospital Unimed e Santa Teresa suspendem temporariamente cirurgias eletivas em função do aumento de pacientes com covid-19

    A secretária destacou ainda que as medidas de prevenção devem ser mantidas por toda a população. “Evitar as aglomerações, manter o distanciamento social, usar máscaras, lavar as mãos e utilizar o álcool em gel continuam sendo nossas melhores armas no enfrentamento da doença. É extremamente importante que a população faça a sua parte”, orientou Fabíola.

    Até o momento, 310 pessoas morreram em decorrência da doença em Petrópolis e 9424 testaram positivo para a covid-19. Ainda de acordo com a prefeitura, ainda há 746 exames em análise.

    Leia também: Defensoria Pública cobra da prefeitura esclarecimentos sobre protocolos de atendimento a pacientes com covid-19

    Últimas