• Defensoria Pública cobra da prefeitura esclarecimentos sobre protocolos de atendimento a pacientes com covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2020 10:36

    A Defensoria Pública, através do 8º Núcleo de Tutela Coletiva em Petrópolis, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde nessa terça-feira (1º) cobrando esclarecimentos sobre os protocolos de atendimento a pacientes de covid-19 em Petrópolis. Tendo em vista o registro de aumento no número de casos e internações pela doença na cidade, a Defensoria cobra informações sobre que medidas estão sendo adotadas para a recepção e encaminhamento destes pacientes a unidades hospitalares e as estratégias para a expansão dos leitos, tanto de clínica médica quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

    No ofício, os defensores públicos Andrea Carius e Marcílio Brito pedem que a prefeitura esclareça qual é o protocolo adotado para pacientes com suspeita de covid-19 e como é o seu deslocamento, levando em consideração as medidas de isolamento necessárias para a internação em leitos de UTI e clínica médica ou para a alta. 

    De acordo com os dados da Defensoria, o número de pacientes que necessitam de leitos de clínica médica de alta complexidade na rede pública já ultrapassa cinquenta pessoas. A Defensoria pede que seja esclarecida qual a medida que pode ser aditada para que haja maior rotatividade de leitos dentro das unidades. E requer um plano de expansão de leitos covid-19, assim como demais leitos referente a clínica médica de alta complexidade. 

    E tendo em vista as medidas adotadas por hospitais da rede privada de suspensão de procedimentos eletivos devido o aumento de internações por covid, a Defensoria também questiona se a Secretaria de Saúde tem a intenção de suspender os procedimentos e consultas eletivas diante do aumento de casos.

    Leia também: Hospital Unimed e Santa Teresa suspendem temporariamente cirurgias eletivas em função do aumento de pacientes com covid-19

    A Tribuna entrou em contato com a prefeitura sobre o ofício, que informou que trabalha para manter município bem estruturado no combate ao coronavírus e fará remanejamento de leitos de UTI em caso de necessidade.

    Segundo a prefeitura, para monitorar melhor a incidência da doença na cidade, o município já havia iniciado uma segunda fase de testes e, há duas semanas, ampliou ainda mais o processo testando a população de casa em casa, com dez equipes móveis. Além disso, segundo a prefeitura, caminhões pipa intensificaram a higienização de locais públicos com hipoclorito de sódio e carros de som estão percorrendo as ruas pedindo a colaboração de todos. Petrópolis vem trabalhando para garantir a saúde da população.

    Ainda de acordo com a prefeitura, o município possui 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para a internação de pacientes acometidos pelo novo coronavírus e, se necessário, poderá realizar a ampliação para atender a demanda da cidade.

    Leia também: Aumento de internações leva Defensoria Pública a recomendar a Prefeitura a criação imediata de mais leitos de UTI-Covid em Petrópolis

    Últimas