• Profissionais de eventos fazem de ato solidário manifestação pela retomada das atividades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/09/2020 15:51

    Profissionais de eventos de Petrópolis estão se mobilizando para realização um “protesto do bem”, com o objetivo de chamar a atenção do governo municipal para a necessidade de uma resposta concreta sobre quando será realizada a flexibilização de eventos sociais como casamentos e festas particulares. Após sete meses sem poder trabalhar, os profissionais se queixam da falta de amparo por parte do governo. A mobilização consiste em reunir voluntários para doar sangue no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. A ação será nesta sexta-feira (25).

    Os eventos foram as primeiras atividades a serem suspensas no início da pandemia. São inúmeros profissionais envolvidos em serviços de buffet, casas de festa e cerimoniais, inclusive músicos e Djs. “Muitos eventos privados foram adiados, mas os abertos ao público foram todos cancelados. Um prejuízo muito grande. Somos mais de cinco mil profissionais em Petrópolis. O setor participa de 5% do PIB da cidade. Não deveríamos ter ficado sem amparo dos governos municipal, estadual e federal. Deveria ter sido dada mais atenção ao setor”, disse Renan Kriebel, Dj e produtor de eventos.

    De acordo com o Dj e empresário de som e iluminação Rafael Justen, um grupo chegou a se reunir com representantes da prefeitura e montou um protocolo para a retomada das atividades, que seria feita em etapas. “Primeiro seriam os Djs e bandas em espaços já abertos, como os restaurantes; segundo seriam os eventos corporativos; e terceiro seriam os eventos sociais, nesta semana. Mas fomos informados que a data foi adiada e não temos uma posição concreta sobre quando será”, explica. 

    MATÉRIA ATUALIZADA: Prefeitura diz que estuda retomar eventos sociais no fim de novembro

    “O setor trabalha com o planejamento dos eventos, por isso é tão importante que tenhamos um posicionamento sobre a previsão de quando serão flexibilizados”, disse Rafael. A manifestação na próxima sexta quer dar visibilidade aos profissionais e chamar a atenção do governo municipal para o setor. O convite para participar da campanha é aberto, mas os profissionais vão vestidos de preto, a partir das 10h, no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, que está em novo endereço, na Rua Paulo Hervê, nº 1.130, no Bingen.

    Em nota, a Prefeitura confirmou o planejamento de retomada da atividade em etapas, mas negou que houvesse previsão de retomada neste momento. “Todo o processo de abertura sempre foi discutido com todos os setores – comércio, serviço, indústria, eventos – de forma democrática e responsável, mas com a preocupação maior de preservar a saúde e integridade de cada cidadão petropolitano. O governo municipal reforça ainda que é muito importante contar com o apoio da população em respeitar as regras previstas nos decretos municipais durante a pandemia, como: evitar aglomerações, usar máscara de proteção, usar álcool em gel e só sair de casa em caso de extrema necessidade”, diz a nota..

    No texto, a Prefeitura frisa que trabalha todo o processo de flexibilização com responsabilidade e seguindo parâmetros sanitários deliberados desde o início da pandemia, com a finalidade maior de proteger a vida dos petropolitanos e concretizar a diminuição da disseminação da covid-19. O município, com o apoio de infectologistas, segue acompanhando a curva de contaminação da doença em Petrópolis. Todas as medidas vêm garantindo que a ocupação dos leitos clínicos e de UTI se mantenham com índices baixos, diferentemente do que acontece em cidades próximas que, em diversas oportunidades, foram obrigadas a recuar no programa de flexibilização.

    Leia também:

    Com mais cinco mortes confirmadas por Covid-19, setembro já alcança número de óbitos do mês de maio

     

    Últimas