Força-tarefa retoma combate a incêndio florestal de grandes proporções em Petrópolis
O 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) retomou nesta terça-feira (28) a operação de combate a um incêndio florestal de grandes proporções que atinge, desde a madrugada dessa segunda-feira, a região do Vale das Videiras e entorno. A operação havia sido temporariamente interrompida devido aos riscos de manter as equipes no local durante o período noturno. Um novo foco de incêndio teve início durante a madrugada desta terça-feira no morro do Cobiçado. Além dos bombeiros, a força-tarefa é composta por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Defesa Civil municipal e Guarda Civil. Uma investigação da Polícia Civil identificou um homem, suspeito de atear fogo no próprio carro para tentar dar o gope do seguro, como responsável pela tragédia ambiental.
O fogo, que teve início na madrugada dessa segunda-feira, continuou se espalhando durante a noite. Divulgação/15º GBM
No total, 50 agentes combatem o incêndio em duas frentes, pelo Cobiçado, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), e pela Reserva Biológica (Rebio) de Araras. Estão sendo utilizadas cinco viaturas por terra e um helicóptero no combate. A aeronave permite o lançamento das equipes na área de mata, além de auxiliar no controle do incêndio através do lançamento de água. A força-tarefa montou ainda uma base operacional em um sítio nas proximidades da Rebio Araras. O local também será utilizado para pouso e decolagem ao longo de todo o dia.
Área atingida pelo incêndio. Foto tirada na manhã desta terça-feira. Divulgação/15º GBM
A grande queimada na região teve início após um carro ser incendiado na beira da rua. As chamas rapidamente se alastraram pela vegetação e atingiram grandes proporções. Um homem suspeito de ter incendiado o veículo para tentar aplicar o golpe do seguro foi preso. Ele se apresentou à delegacia para noticiar que o carro havia sido roubado e que os bandidos o teriam incendiado. Mas as investigações da Polícia Civil indicaram que se tratava de uma tentativa de golpe e ele foi preso em flagrante.