• Educação diz que ainda não há data para retomar as aulas na rede municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2020 17:46

    A Secretaria de Educação informou nesta terça-feira (16) que ainda não há previsão de data para o retorno das aulas na rede municipal de ensino. Apesar disso, o grupo de trabalho formado por integrantes de várias áreas tem realizado reuniões virtuais semanais com o objetivo de elaborar os protocolos e ações que poderão ser adotados pelas unidades após o fim dos decretos de distanciamento social. De acordo com a pasta, o retorno será deliberado exclusivamente pela Secretaria de Saúde, após considerar aspectos técnicos e sanitários que possibilitem a volta sem riscos à saúde da comunidade escolar.

    Esses protocolos e ações usam como referência as recomendações do Ministério da Saúde e Educação e Secretaria de Estado de Saúde, além de outros documentos, elaborados por instituições como Fundação Getulio Vargas, banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS), COMED, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e notas técnicas do Todos Pela Educação.

    Leia também: Primeiro dia da Linha Amarela foi de ruas cheias e filas nas portas de estabelecimentos

    O grupo de trabalho é formado por integrantes do Conselho Municipal de Educação (COMED), Secretarias de Saúde e Assistência Social, além de representantes de diversas categorias: apoio, professores, educadores, diretores, orientadores, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e responsáveis por escolas particulares. O promotor de justiça, Vicente de Paula Mauro Junior também participou da reunião mais recente e se colocou à disposição para continuar participando das discussões.

    Leia também: Restaurantes, hotéis, pousadas e academias serão as próximas atividades a ter permissão para funcionamento

    Cada integrante do GT escolheu de que grupo deseja participar. Nas próximas etapas, os grupos apresentarão seus estudos e análises para que os demais componentes possam, também, se apropriar dos conteúdos e deixar as suas considerações.

    “Será um norteador. Estamos passando por uma situação inusitada e a colaboração de todos nesse processo está sendo enriquecedora. Importante salientar que não temos data para o retorno e continuaremos mostrando como os estudos estão sendo elaborados, dando visibilidade às ações para que todos possam acompanhar”, explicou a secretária de Educação, Marcia Palma.

    Leia também: Flexibilização após três meses de isolamento não é a vida voltando ao normal, alerta especialista

    Últimas